SpaceX quer lançar 400 satélites da Starlink em apenas uma viagem

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX quer lançar 400 satélites da Starlink em apenas uma viagem
Imagem: Starlink/Reprodução
Avatar do autor

Depois de um mais um lançamento bem sucedido, que levou ao espaço mais 60 satélites da Starlink, a SpaceX planeja uma missão ousada. A ideia da empresa é preparar o Starship, um de seus foguetes, para que ele entregue 400 satélites em apenas uma viagem.

Ao todo, a companhia de Elon Musk já realizou 20 lançamentos de satélites ao espaço e 5 somente em 2021. Atualmente, existem mais de 1 mil equipamentos do tipo na órbita da Terra oferecendo internet para diversos lugares no mundo.

O plano arrojado tem uma justificativa: a ideia é lançar mais de 30 mil satélites. Para alcançar essa meta, o número de aparelhos a cada viagem teria que crescer consideravelmente. Por causa disso, o Starship tem sido visto como peça importante nesse quebra-cabeça.

Satélite  StarlinkOs satélites Starlink podem ser vistos da terra

O protótipo mais recente do foguete, o modelo SN10, realizou com sucesso um teste de decolagem nesta semana. Apesar de completar a missão, a nave acabou explodindo minutos depois do pouso.

Cobertura mundial

Musk segue testando e aprimorando os foguetes porque, entre seus objetivos, ele quer que os satélites Starlink cubram todo o planeta até 2022. Ele quer que a sua rede de internet possa chegar a todos os cantos, incluindo locais que têm problemas com conectividade.

O Brasil está entre as regiões que terão cobertura. Os brasileiros já podem, inclusive, realizar um pré-cadastro para ter acesso à internet via satélite. A reserva, porém, está um pouco salgada, custando US$ 99 (cerca de R$ 560 na cotação atual).

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.