A longa briga entre a Google e o governo australiano parece ter terminado: em uma reviravolta, a gigante da tecnologia assinou um acordo com a Seven West Media. A informação foi revelada pela própria agência de notícias nesta semana.
A Seven West Media é a primeira empresa de mídia a fechar um acordo de licenciamento com a companhia norte-americana, e fornecerá conteúdos para o agregador de notícias News Showcase.
Google ameaçou tirar o buscador da Austrália.
Segundo a Reuters, a Google também tentou acordos com as agências australianas News Corp e Nine Entertainment. Contudo, as negociações não seguiram adiante porque as propostas pareciam não beneficiar nenhuma das partes.
- Leia também: Home office: 114 vagas para trabalho remoto [26/10]
Aparentemente, as companhias de mídia esperavam conseguir capitalizar em cima da nova lei australiana que cobrará um "imposto" para a veiculação de notícias, algo que foi amplamente contestado pela gigante da tecnologia desde o anúncio.
De toda forma, a recente movimentação da Google é vista como um duro golpe para a Microsoft. A empresa e o governo da Austrália estavam com negociações bem adiantadas e o Bing já aparecia como um forte substituto do buscador concorrente.
Bing tentou ser o substituto do buscador da Google na Austrália.
Histórico da briga
Em abril de 2020, o governo australiano criou uma lei que obrigaria as gigantes da internet a pagarem às companhias de mídia pela veiculação de conteúdos. Caso fosse aprovada, a proposta atingiria diretamente as plataformas da Google.
Desde então, a empresa norte-americana vinha confrontando as autoridades. Além de publicar uma carta aberta se posicionando contra a regulação, há poucos meses, ela ameaçou tirar o buscador do país.
Portanto, o recente acordo mostra que a Google finalmente aceitou operar seguindo a nova regulamentação. Ao anunciar a parceria com a Seven West Media, a empresa afirmou estar “orgulhosa de apoiar o jornalismo original, confiável e de qualidade”.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)