Google News Showcase é lançado no Reino Unido e na Argentina

1 min de leitura
Imagem de: Google News Showcase é lançado no Reino Unido e na Argentina
Imagem: Google/Divulgação

Ampliando a sua presença globalmente, o serviço Google News Showcase, que remunera produtores de notícias, foi lançado em mais dois países nesta quarta-feira (10), ficando disponível na Argentina e no Reino Unido.

O serviço funciona como uma espécie de agregador de notícias locais, reunindo conteúdos produzidos por jornais, sites, agências e empresas independentes, entre artigos gratuitos e pagos, que são oferecidos aos usuários de graça no app Google Notícias para Android, nos navegadores dos dispositivos móveis e no Discover do iOS.

No Reino Unido, o News Showcase passa a exibir conteúdos de 120 parceiros, incluindo veículos como The Telegraph, The Independent, The Financial Times, Evening Standard, Midland News Association e Reuters, entre outros. Já na Argentina, a ferramenta mostrará notícias de 40 produtores locais, contemplando publicações como Clarin, La Nación, Crónica, Perfil, El Día e El Economista.

A plataforma sugere conteúdos de interesse do usuário, que podem ser visualizados gratuitamente no app da Google.A plataforma sugere conteúdos de interesse do usuário, que podem ser visualizados gratuitamente no app da Google.Fonte:  Google/Divulgação 

De acordo com a Google, a ferramenta é vantajosa tanto para as empresas, que aumentam suas receitas por meio de pagamentos mensais pelos conteúdos exibidos no serviço, quanto para os leitores, que obtêm acesso gratuito a conteúdos de qualidade e selecionados por uma equipe de curadores.

Chegando a mais países em breve

Além do Reino Unido e da Argentina, o Google News Showcase ja estava disponível em outros países, contando com a parceria de mais de 450 publicações no total, entre empresas grandes e pequenas. A Alemanha e o Brasil foram os primeiros a receber o recurso, em junho do ano passado — por aqui, ele está disponível na seção “Destaques”.

Há alguns dias, a plataforma também foi lançada na Austrália, onde a companhia de Mountain View queria disponibilizar a função desde 2020, mas precisou adiar a estreia após um imbróglio envolvendo a remuneração dos editores, resolvido parcialmente.

Segundo a gigante das buscas, os próximos países a receber o News Showcase serão a França, o Japão e o Canadá.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.