The BRIEF

Bing quer substituir Google caso buscador saia da Austrália

Serviço de pesquisa da Microsoft pode fechar acordo com governo após início de nova legislação no país

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

01/02/2021, às 07:00

Bing quer substituir Google caso buscador saia da Austrália

Fonte:

Imagem de Bing quer substituir Google caso buscador saia da Austrália no tecmundo

A briga entre a Google e o governo da Austrália continua, com o buscador ameaçando deixar de operar no país caso uma taxa para exibição de notícias locais seja cobrada. Agora, uma nova empresa entrou na disputa: a Microsoft, que garante o funcionamento do Bing no lugar do concorrente caso ele decide abandonar a região.

Segundo a agência de notícias Reuters, a informação foi confirmada pelo primeiro-ministro Scott Morrison. Ele conversou diretamente com o CEO da empresa, Satya Nadella, que garantiu o interesse. Atualmente, o Bing é o segundo mecanismo de pesquisa mais usado no país — sendo que o líder tem 94% de domínio.

A Google ameaçou tirar o buscador da Austrália caso o imposto para veículos locais de mídia seja aprovado e já fez até uma carta aberta para impedir a regulamentação. Atualmente, o processo encontra-se em fase de audiências públicas.

O que diz a Microsoft

"Nós reconhecemos a importância de um setor de mídia vibrante e de jornalismo de interesses público em uma democracia, e reconhecemos os desafios que o setor de mídia encara há muitos anos por modelos de negócio transformadores e preferências do consumidor", afirmou uma porta-voz da empresa. A Google não se manifestou sobre o caso.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.