Governo reduz ataques à Huawei para agilizar produção de vacinas

1 min de leitura
Imagem de: Governo reduz ataques à Huawei para agilizar produção de vacinas
Imagem: Rawpixel
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Com o objetivo de agilizar a importação da China de insumos necessários para a produção de vacinas contra covid-19, o governo Jair Bolsonaro passará a adotar um tom mais cordial em relação à Huawei, uma das candidatas a fornecer equipamentos para as redes 5G no Brasil.

De acordo com matéria publicada pela Folha de S.Paulo nessa quinta-feira (21), o Palácio do Planalto dará uma trégua à gigante chinesa enquanto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) define as regras do leilão do 5G, previsto para junho, que provavelmente não incluirá restrições à Huawei.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Também estão programadas visitas aos fornecedores interessados em participar do certame, feitas pelo ministro das Comunicações Fábio Faria, para decidir se há motivos para restrições, conforme o jornal. Ele irá à Coreia do Sul (sede da Samsung), Finlândia (Nokia) e Suécia (Ericsson), além da China, onde será recebido pela Huawei e a ZTE.

A empresa é uma das candidatas a fornecer a infraestrutura do 5G no Brasil.A empresa é uma das candidatas a fornecer a infraestrutura do 5G no Brasil.Fonte:  Unsplash 

A empresa se tornou um dos alvos da ala ideológica do governo em alinhamento com a posição do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que a baniu do território americano e pressionou seus aliados a fazer o mesmo. O antigo mandatário dizia que os equipamentos chineses eram uma ameaça à soberania nacional, alegações não comprovadas até o momento.

Insumos para as vacinas de Oxford e CoronaVac

A entrega dos insumos vindos da China está atrasada, afetando o cronograma de produção dos imunizantes contra o novo coronavírus. Um dos motivos para a demora no envio dos produtos seria a relação conflituosa entre Brasília e Pequim.

Estes insumos serão destinados à produção da CoronaVac, fabricada no país pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e à vacina de Oxford/AstraZeneca, que tem a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como a responsável no território nacional.

Os dois imunizantes são os únicos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial até agora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.