Apple está prestes a trocar Intel por 'chips de celular' nos Macs

1 min de leitura
Imagem de: Apple está prestes a trocar Intel por 'chips de celular' nos Macs
Imagem: Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple finalmente vai anunciar a substituição de processadores da Intel por chips próprios feitos com base em tecnologia licenciada pela ARM, comumente usada em iPhones , iPads e smartphones de outras marcas. A revelação, segundo "fontes ligadas ao assunto" consultadas pela Bloomberg, deve acontecer ainda no fim deste mês.

O palco mais provável é a WWDC 2020, conferência anual da Maçã para desenvolvedores, que será totalmente digital neste ano por causa da pandemia do novo coronavírus. O evento começa em 22 de junho e deve trazer novidades também sobre os sistemas operacionais da companhia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O primeiro Mac com processador baseado em ARM chegaria apenas em 2021, tendo o macOS ainda como o sistema operacional e uma base no A14, chip utilizado na próxima geração do iPhone. Ao menos três variações estariam em desenvolvimento ao mesmo tempo.

Parceria histórica

O rumor já data de 2018, mas foi novamente citado em fevereiro do ano passado, reforçado meses depois com a contratação de um projetista da ARM. A mudança faz parte da estratégia da empresa de ter um controle maior sobre os componentes, para não depender de compatibilidade e desempenho de terceiros.

A substituição seria uma vontade da companhia e também o resultado de testes internos, que mostram um desempenho melhorado e mais eficiência em consumo de energia em relação aos processadores da Intel. Apple e Intel são parceiras desde 2005, quando a companhia abandonou a linha de chips PowerPC.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.