Pressão! Governo dos EUA quer Huawei fora do 5G do Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Pressão! Governo dos EUA quer Huawei fora do 5G do Brasil
Avatar do autor

Os EUA consideram a presença da Huawei na implantação do 5G no Brasil como um possível obstáculo para a cooperação na área de segurança e inteligência entre os países. A informação foi dita por um assessor de alto escalão da Casa Branca, em um documento sobre o encontro entre os presidentes Trump e Bolsonaro obtido pela Reuters.

“Nós acreditamos fortemente, e olhe, claramente, que para ter uma cooperação forte de defesa e inteligência com o Brasil, você sabe, ter os chineses penetrando a rede de 5G, particularmente pela Huawei, iria se tornar um enorme impedimento. Esse é apenas um fato, um fato lamentável. Isso está por exemplo afetando nossa relação com o Reino Unido”, disse o assessor.

Governo Trump pressionou Reino Unido a deixar Huawei de lado. (Fonte: Wikipedia Commons)

Entretanto, conforme a agência de notícias, o assunto não teria sido pauta de discussão entre governantes na noite do último sábado (07), no qual se reuniram para um jantar na casa de verão do norte-americano na Flórida. Mas, caso isso viesse à tona, também seria tratado de modo anônimo.

Vale lembrar que o Reino Unido deixou a Huawei operar parcialmente no projeto 5G em seus países, após sofrer pressão de Trump. Já o Brasil, não criou até agora meios de impedir essa atuação, embora isso ainda possa ocorrer via de leis de cibersegurança, assim como a nação europeia fez. Inclusive, por esse motivo, o leilão da Anatel teria deixado de ocorrer neste mês de março, depois remarcado para outubro e, em seguida, adiado para 2021.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Pressão! Governo dos EUA quer Huawei fora do 5G do Brasil