Brasil ainda pode vetar Huawei da implantação do 5G no país

1 min de leitura
Imagem de: Brasil ainda pode vetar Huawei da implantação do 5G no país
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O governo brasileiro ainda avalia a entrada da Huawei no processo de implantação de redes 5G no país, devido à guerra comercial entre os EUA e China. Anteriormente, o ministro Marcos Pontes ressaltou que políticas externas não influenciariam decisões do leilão da Anatel para integração da tecnologia no território nacional. Apesar de isso persistir, a gigante chinesa pode ser barrada por meio de um novo decreto que determinaria regras de cibersegurança no Brasil.

“Estamos avaliando a publicação de um Decreto específico, ou talvez em forma de Portaria, que trate de regras sobre cibersegurança para as telecomunicações”, revelou Vitor Menezes, secretário do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Com isso, o Brasil seguiria o modelo recentemente adotado pelo Reino Unido, o qual não impediu que fornecedores chineses atuassem na região, mas limitou parte de suas operações via normas de proteção digital.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Essa medida ainda poderia ser decorrente do novo Decreto 10.222, que determina a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética e, consequentemente, aborda o uso do 5G no país. Assim, poderia se estender a critérios estabelecidos para a Anatel, como restringir o número de empresas aprovadas para atuar no processo de implantação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.