Imagem de: NASA diz que explosão da SpaceX adiou o cronograma de lançamentos

NASA diz que explosão da SpaceX adiou o cronograma de lançamentos

1 min de leitura
Avatar do autor

O administrador da NASA, Jim Bridenstine, afirmou nesta semana que a explosão de uma cápsula da SpaceX, que aconteceu em abril, adiou o cronograma de lançamentos da agência. Provavelmente, os astronautas americanos que estão na Estação Espacial Internacional terão sua volta aos Estados Unidos postergada.

Além disso, ele evitou apresentar prazos para o programa de Desenvolvimento de Tripulação Comercial, mas a tendência é de que os lançamentos de foguetes comerciais não aconteçam mais neste ano.

De acordo com informações da Reuters, os comentários de Bridenstine contradizem a intenção de Elon Musk de trazer os astronautas de volta à Terra ainda em 2019. A agência também relata que uma fonte familiarizada com o assunto disse que a SpaceX tem expressado confiança, de forma privada, na manutenção do cronograma. O programa de Desenvolvimento de Tripulação Comercial tem um papel importante para a NASA porque é uma possibilidade de que os Estados Unidos não dependam mais da Rússia para chegar à estação espacial.

O problema, porém, não é só com a SpaceX. A Boeing também foi contratada pela agência para desenvolver um modelo de foguete e cápsula que leve os astronautas ao espaço, mas adiou o cronograma de voos por meses. Todos esses elementos colocam em dúvida a possibilidade de cumprir o prazo inicialmente pensado.

O acidente

A explosão da SpaceX aconteceu no dia 20 de abril, durante um teste de oito propulsores de emergência que deveriam impulsionar a cápsula para longe do foguete caso houvesse alguma falha durante o lançamento. O acidente ainda está sendo investigado, e a empresa não fez pronunciamentos para esclarecer as causas.

Antes do acidente, a SpaceX tinha levado a mesma cápsula ao espaço em missão não tripulada. Quando retornou à Terra, ela foi resgatada do oceano e levada à sede dos testes. Não se sabe se a explosão foi resultado de problemas no desenvolvimento da cápsula ou se ela sofreu algum dano ao pousar.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
NASA diz que explosão da SpaceX adiou o cronograma de lançamentos