Apple, Facebook, Google e Amazon serão alvos de investigação nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Apple, Facebook, Google e Amazon serão alvos de investigação nos EUA

Quatro das maiores empresas de tecnologia do mundo estão na mira do governo dos Estados Unidos. De acordo com a agência Reuters, dois grandes órgãos do país estão se preparando para monitorar de perto as atividades de Apple, Facebook, Google e Amazon — e só essa informação já foi suficiente para derrubar as ações de todas essas marcas.

Amazon e Facebook ficarão sob consulta da Federal Trade Commission, enquanto Apple e Google serão observadas pelo Departamento de Justiça dos EUA. Após um relatório inicial, que não tem data para ficar pronto, será definido se cada uma das marcas merece uma investigação posterior que pode resultar em julgamento ou regulamentação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A investigação será por truste, ou seja, utilização de um poder exagerado de mercado para práticas anticompetitivas. Isso significa estudar se essas empresas são tão grandes e concentram tanto serviços imensos diferentes que não deixam espaço para outros rivais no mercado.

Não deve acabar em pizza

Essa ideia de fiscalizar gigantes de tecnologia tem se difundido em todo o mundo. A Google recebeu no ano passado uma multa recorde da União Europeia por causa do Android. Nos EUA, o inquérito envolvendo a Apple é o mais avançado e fez as ações da empresa caírem mesmo antes do resultado das investigações. Uma senadora do país até já pediu a "divisão" da Maçã em várias fatias, cada uma com um grande serviço oferecido pela companhia. O mesmo já foi sugerido ao Facebook por um de seus cofundadores.

Ainda de acordo com a Reuters, foram registradas quedas nas ações de Facebook (7,5%), Alphabet (6%), Amazon (4,6%) e Apple (1%) na data do anúncio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.