O que esperar da Mobile World Congress 2019 em Barcelona

5 min de leitura
Imagem de: O que esperar da Mobile World Congress 2019 em Barcelona

A Mobile World Congress — ou MWC, para os mais chegados — está prestes a dar o pontapé inicial da sua edição 2019 em Barcelona, Espanha. O evento começa na segunda-feira (25), mas os primeiros grandes anúncios já devem sair no dia anterior. O TecMundo estará presente para fazer a melhor cobertura possível, mas o que será que veremos por lá?

Há uma série de rumores, expectativas e até mesmo alguns produtos confirmados. A Samsung, por exemplo, já mostrou praticamente tudo o que tinha para mostrar na primeira metade de 2019, em um grande evento realizado na última quarta-feira (20).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Só que ainda há muita coisa por vir por parte de outras grandes marcas, reunindo algumas tendências. Os celulares dobráveis devem ser a principal atração da feira, mas os aparelhos com 5G também são importantes, considerando que a nova geração de redes móveis já está chegando a alguns poucos países em 2019.

LG

A LG já falou oficialmente que não vai lançar um smartphone dobrável porque a marca não acredita que se trate de uma tecnologia pertinente no momento. Mas isso não quer dizer que a coreana não terá o que mostrar, pois esperamos ver o lançamento do LG G8 ThinQ e do LG V50 ThinQ.

O G8 deve ser o principal aparelho da fabrincante no ano, mas o V50 seria a o primeiro smartphone 5G da empresa. A própria LG já confirmou que a tela OLED do G8 servirá como um segundo alto-falante, seguindo o que já é feito em suas TVs top de linha.

g8 thinqEste pode ser o design do LG G8 ThinQ

Sony

O principal anúncio da Sony para a MWC 2019 deve ser o Xperia XZ4. Rumores indicam que a empresa quer impressionar o público com seu novo top de linha, trazendo um design um tanto renovado e um bom conjunto de especificações. A empresa tem sofrido bastante no mercado global de smartphones, e o novo celular precisa ser bom o suficiente para pelo menos amenizar a crise da japonesa.

Para isso, espera-se que o XZ4 tenha uma câmera com nada menos que 52 MP e abertura de f/1.6, o que seria muito mais interessante do que o oferecido por qualquer outro celular no mercado hoje.

xz4Novo top de linha da Sony pode trazer câmera inacreditável

Espera-se ainda o lançamento de pelo menos um intermediário, talvez chamado de Xperia XA3, com Snapdragon 660.

Xiaomi

Não há certeza sobre a Xiaomi, mas esperamos que a empresa apresente o seu smartphone dobrável na MWC 2019. Ainda não temos qualquer detalhe sobre especificações, mas já vimos uma demonstração oficial do celular em uso.

O aparelho deve ser um tanto diferente do que a Samsung anunciou na última quarta-feira (20), o Galaxy Fold. Em vez de apenas uma dobra, ele teria duas. Confira no vídeo.

O top de linha Mi 9, que a empresa acabou de lançar, também deve estar por lá.

Huawei

Outra empresa que também deve lançar um smartphone dobrável, mas com conectividade 5G. A Huawei já confirmou que está trabalhando em um dispositivo desse tipo, mas não deu qualquer detalhe sobre funcionalidades, formato ou outro ponto. Também há poucos vazamentos, o que dificulta até algum tipo de chute.

Suspeitava-se que a os novos Huawei P30 e P30 Plus seriam apresentados na MWC 2019, mas a fabricante já marcou um evento para o dia 26 de março em Paris. Ou seja, preferiu deixar seu top de linha para depois.

p30Novos P30 devem ser lançados em Paris

OnePlus

Não esperamos que a OnePlus apresente seu próximo top de linha, o OnePlus 7, durante a MWC 2019. A empresa historicamente reserva seus lançamentos da primeira metade do ano para maio. Por outro lado, é possível que haja algum aparelho da marca aparecendo por lá.

A OnePlus já afirmou que “será a primeira a lançar um celular 5G na Europa”. Dessa maneira, imaginamos que a companhia tenha alguma versão paralela com conectividade de quinta geração para mostrar na feira. Pode ser um OnePlus 6T com 5G ou ainda um celular totalmente diferente.

Motorola

A Motorola não confirma nada, mas existe a possibilidade de a empresa fazer pelo menos um lançamento na MWC 2019. Com os Moto G7 já anunciados em um evento exclusivo no Brasil, a marca pode acabar mostrando um “revival” do clássico Motorola V3.

O novo aparelho seria chamado “Moto V4”, mas não sabemos exatamente como ele funcionaria. Há rumores de que este seria mais um dobrável na feira, mas pode ser apenas um modelo com design meio retrô.

Nokia

A Nokia — no caso, HDM Global — vem crescendo bastante no mercado internacional, mas ainda não há qualquer indicação de que volte para o Brasil. Mesmo assim, a empresa deve mostrar um smartphone top de linha com cinco câmeras na parte traseira.

Esse aparelho seria o Nokia 9, que já vem sendo alvo de vazamentos e rumores há meses. Já vimos bastante sobre o design do modelo, algumas especificações e recursos também. Nada foi confirmado, entretanto.

O Nokia 9 teria chipset Snapdragon 845, 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Considerando a quantidade de câmeras e a tradição da marca Nokia em fotografia mobile, podemos esperar que surja algum recurso inovador nesse segmento.

Samsung

Como a Samsung apresentou tudo o que vinha sendo vazado e aparecendo em rumores já em seu evento de quarta-feira (20), não devemos ver novidades da marca por lá. No máximo, a empresa vai mostrar todos os produtos que foram exibidos em seu evento de São Francisco.

Galaxy S10, Galaxy Fold, Galaxy Buds, Galaxy Watch Active

Microsoft

A Microsoft estará presente na MWC 2019, mas provavelmente não com celulares. Especula-se que a empresa leve para Barcelona uma nova geração dos seus óculos de realidade mista, os HoloLens, mas não há nenhuma confirmação concreta a esse respeito.

Apesar disso, a companhia lançou um vídeo teaser misterioso no YouTube, deixando todo mundo intrigado. Isso porque analisando somente as imagens não dá para saber que tipo de produto a companhia pretende mostrar por lá.

Seja como for, existe a possibilidade de computadores lançados em parceria com a Qualcomm, os quais rodariam em chipsets Snapdragon e com conectividade 5G.

Qualcomm

Falando em Qualcomm, a empresa deve apresentar ainda mais informações sobre o 5G, considerando que 2019 é o ano em que várias redes iniciais devem ser inauguradas com a tecnologia. Coreia do Sul e EUA devem ser os primeiros a contar com 5G comercial em 2019.

Uma certeza é que a empresa mostrará o seu novo modem 5G Snapdragon X55, feito com uma arquitetura muito menor, na casa dos 5 nm.

Outras marcas

Vivo, Oppo, ZTE, HTC e outras também devem estar presentes na MWC 2019, mas não necessariamente apresentando novidades. A Oppo e a ZTE estão fazendo mistério e podem anunciar algum tipo de inovação. A Vivo deve levar algum tipo de conceito, porém nada está definido.

Quando?

A MWC 2019 acontece entre 25 e 28 de fevereiro, mas os primeiros grandes anúncios já começam no dia 24. O TecMundo fará uma cobertura completa. Fique ligado na nossa programação de lives e acompanhe tudo no nosso canal do YouTube.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.