Parker Solar: NASA divulga novos detalhes sobre sonda que vai orbitar o Sol

1 min de leitura
Imagem de: Parker Solar: NASA divulga novos detalhes sobre sonda que vai orbitar o Sol

Na última semana, novos detalhes foram revelados sobre a Parker Solar Probe, a sonda espacial da NASA que será lançada em agosto para orbitar o Sol. O portal SlashGear revelou detalhes sobre a estrutura da nave e, o mais curioso, quais serão os recursos para que ela permaneça protegida e funcione em perfeitas condições mesmo sob temperaturas elevadas.

Por incrível que pareça, uma camada de espuma de apenas 11,4 centímetros de espessura será praticamente suficiente para que a Parker Solar encare o calor do Sol. Parece simples, mas o segredo está na composição do material protetor: um composto de carbono prensado de alta tecnologia capaz de manter o interior da sonda funcionando à temperatura de 29,4 ºC.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A solução foi batizada pela NASA de Sistema de Proteção Termal – TPS, na sigla em inglês – e é formada por dois painéis fixados em cada lado da nave, que terá o revestimento complementado por uma camada extra de material próprio para refletir a luz do Sol. A sonda, que tem o formato de um hexágono e pesa apenas 72,5 quilos, estará exposta a temperaturas de até 1.300 ºC.

Outros fatores, como a radiação eletromagnética, que afeta o funcionamento de equipamentos eletrônicos, também foram um desafio para o desenvolvimento da Parker Solar, mas, de acordo com a NASA, o grande problema sempre foi a exposição da sonda ao calor – questão que está solucionada graças ao Sistema de Proteção Termal.

Uma missão sem precedentes

Nenhuma outra missão da NASA se aproximou tanto da superfície solar quanto planeja o projeto Parker Solar. A expectativa é de que a sonda fique a apenas 6 milhões de quilômetros do Sol, proximidade que vai permitir aos pesquisadores coletar dados sobre o campo magnético da estrela e, entre outras coisas, entender melhor o desenvolvimento das tempestades solares.

Curiosamente, a Parker Solar é uma versão mais realista (e viável) da Icarus II, nave criada em 2007 para o filme " Sunshine: Alerta Solar", de Donny Boyle – que por acaso contou com a consultoria da NASA. Se tudo correr como o esperado, a Parker Solar vai levantar voo no próximo mês. A viagem, no entanto, é longa: a sonda só deve chegar perto do Sol por volta de dezembro de 2024.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.