Problemão: ataque de 2013 afetou todas as 3 bilhões de contas do Yahoo

2 min de leitura
Imagem de: Problemão: ataque de 2013 afetou todas as 3 bilhões de contas do Yahoo

Em 2013, a gigante Yahoo passava por um dos momentos mais delicados de sua história. Com pesar, a empresa revelou que um total de 500 milhões de contas de seus usuários haviam sido comprometidas, com dados relevantes sendo vazados. Pouco tempo depois, a companhia admitiu que esse número era ainda maior: 1 bilhão de contas. Agora, parece que o problema é ainda pior do que se imaginava.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em um comunicado oficial, o Yahoo confirmou que um total de 3 bilhões de contas foram comprometidas pelo ataque hacker em 2013. Isso significa bem mais que o dobro do estimado inicialmente, o que engloba simplesmente toda a base de usuários da empresa. É isso mesmo que você leu: toda a base de usuários do Yahoo teve seus dados vazados.

A descoberta

Yahoo

Para quem não se lembra, o Yahoo recentemente foi adquirido pela operadora americana Verizon. A negociação teve altos e baixos, especialmente por causa do vazamento desses dados. Apesar disso, o negócio foi concluído no meio do ano em uma transação que envolveu o valor de US$ 4,8 bilhões (o equivalente a R$ 15 bilhões).

A constatação do tamanho do problema só foi acontecer depois da aquisição, durante a interação entre o Yahoo e a Verizon

Mas por que a descoberta do vazamento dos dados só aconteceu agora? É muito provável que essa transação tenha freado o ímpeto de “encontrar problemas”. De acordo com o documento enviado à Securities and Exchange Commission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA), a constatação do tamanho do problema só foi acontecer depois da aquisição, durante a interação entre o Yahoo e a Verizon.

“Após a aquisição do Yahoo pela Verizon, e durante a integração, a empresa obteve recentemente novos dados de inteligência e agora acredita, após uma investigação com especialistas externos, que todas as contas de usuários do Yahoo foram afetadas pelo roubo de agosto de 2013”, afirma a companhia em um post no seu blog oficial.

O tamanho do problema

Yahoo

Já sabemos que todos os usuários do Yahoo tiveram seus dados comprometidos. Mas qual é o real tamanho do problema? “Apesar de isso não ser uma questão de segurança, a Yahoo está enviando notificações de e-mail para os novos usuários afetados”, disse a nota divulgada pela unidade de internet da Verizon, conhecida como Oath.

Informações das contas de usuários que foram roubadas não incluíram senhas em texto claro, dados de cartões de pagamento e informações bancárias

“A investigação indica que informações das contas de usuários que foram roubadas não incluíram senhas em texto claro, dados de cartões de pagamento e informações bancárias. A empresa continua a trabalhar de perto com as autoridades”. Acredita-se que o vazamento de dados do Yahoo seja o maior em termos de usuários afetados, já que estamos falando de 40% da população mundial.

Correção

Yahoo

Para lidar com o problema, o Yahoo afirma que já está enviando e-mails para todos os seus usuários para explicar a situação. A empresa ainda destaca que o vazamento não é tão substancial assim, não revelando dados sensíveis de seus usuários. Até o momento, a empresa estima que 1 bilhão de pessoas já tenham sido notificadas.

Lembrando que no começo do ano a empresa confirmou que o Yahoo iria se transformar em “Altaba” e perderia a CEO Marisa Mayer. Na ocasião, a ex-executiva até e disse aliviada por poder voltar a usar o Gmail como serviço principal de e-mail.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.