Bitcoins Estonianos? Programa e-Residency é o responsável por essa ideia

1 min de leitura
Imagem de: Bitcoins Estonianos? Programa e-Residency é o responsável por essa ideia

O universo digital está em constante crescimento, inclusive quando falamos sobre dinheiro. Com a grande valorização dos Bitcoins no mercado mundial, a Estônia, através do seu projeto e-Residency, liderado por Kaspar Korjus, pretende lançar uma moeda estoniana, o “estcoins”, puramente online.

Essa ideia é totalmente coerente ao analisarmos as políticas adotadas pelo país nos últimos anos. Há mais de 20 anos, a Estônia resolveu distribuir a todos os seus habitantes identidades digitais, criando uma sociedade totalmente online. O objetivo é que todo mundo possa se tornar e-estonianos e se unir a essa nova vila global.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em seu blog, Korjus explica como os “estcoins” podem beneficiar não somente os internautas, mas toda a Estônia. Segundo ele, é possível que o lançamento da criptomoeda crie um fundo de investimento digital através do primeiro Initial Coin Offering (ICO) – oferta inicial de moedas, em português – do mundo apoiado por um governo.

Vitalik Buterin, expert na área de moedas digitais e co-fundador da Ethereum, já demonstrou interesse no desenvolvimento digital da Estônia. Ele acredita que o lançamento de uma moeda digital pode atrair investidores e apoiar o sucesso local. Buterin afirma que “Um ICO dentro do ecossistema e-Residency criaria um forte alinhamento de incentivo entre os residentes eletrônicos e esse fundo e, além do aspecto econômico, os residentes eletrônicos se sentem mais como uma comunidade, já que existem mais coisas que podem fazer juntos”.

Como o projeto será financiado pelo governo, Korjus afirma que o dinheiro arrecadado do investimento inicial de criptomoeda (OIC) será direcionado para empreendimentos públicos e privados, acelerando o processo de tornar a Estônia uma nação digital.

A ideia ainda está nos seus estágios iniciais, mas já existe forte interesse e apoio dos líderes da comunidade à startup da Estônia. Além disso, o projeto é baseado em grande pesquisa e infraestrutura tecnológica. Para Korjus, essa ideia pode servir de motivação a todos os outros países de como implementar uma governança digital.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.