Melhores apps e jogos para iPhone e iPad: 29/04/2015

9 min de leitura
Imagem de: Melhores apps e jogos para iPhone e iPad: 29/04/2015
Imagem: PicJumbo

Abril está acabando e aqui estamos nós com a última seleção de melhores apps e jogos deste mês. Ainda que o artigo desta semana esteja sendo publicado um dia antes do convencional, sua qualidade continua a mesma: trazemos um total de doze dicas sensacionais para você turbinar o aparelho, sendo seis softwares variados e seis games imperdíveis.

Entre os destaques desta edição, podemos citar a atualização do Pacemaker – programa para mixagem de áudio que finalmente ganhou uma versão para a telinha do iPhone – e o belíssimo Does not Commute, um jogo artístico que impressiona pela belíssima estética inspirada nos anos 70. O melhor de tudo é que a maioria dos apps listado nesta matéria são completamente gratuitos!

Lembrando que, para fazer download dos softwares citados abaixo, basta clicar em seus respectivos títulos para abrir suas páginas no iTunes (clique aqui para baixá-lo caso você ainda não o tenha instalado). Outra opção é abrir a App Store diretamente através do seu dispositivo móvel (iPhone ou iPad) e adquirir o programa citado por lá. Divirta-se com as nossas dicas e até a próxima semana!

APLICATIVOS

Pacemaker (Gratuito)

Quem curte usar seus dispositivos móveis para mixar músicas certamente já conhece o Pacemaker: trata-se de um dos softwares mais famosos entre quem usa o sistema operacional iOS e gosta de brincar de DJ. Ele figura na seleção desta semana por ter recebido uma atualização gigantesca que inclui o tão aguardado suporte para o iPhone (até então ele era exclusivo para iPad) e um widget que pode ser utilizado no Apple Watch.

O software em si não apresenta mistérios: basta adicionar suas músicas prediletas na lista de reprodução e começar a mixar. Você pode usar uma série de efeitos especiais para dar uma cara nova às canções (incluindo filtros clássicos como ChopChop, Whitenoise, 8-Bit e Hi-Lo), aplicar scratch e loops, ajustar os graves e agudos e muito mais. Aplicativo essencial para dar uma animada naquelas festas!

FancyKey (Gratuito)

Que tal customizar o teclado de seu iPhone ou iPad? O FancyKey é um app gratuito capaz de dar uma cara nova para o keyboard nativo do iOS. Após instalá-lo no dispositivo, você fica livre para escolher um visual novo para o componente dentre uma variedade absurda de temas disponíveis: atualmente existem mais de 50 opções e os desenvolvedores do software prometem lançar novidades nas próximas atualizações que serão liberadas em breve.

O mais bacana é que os teclados customizados com o FancyKey também podem ser personalizados com fontes exclusivas e possuem suporte ao recurso Swipe – ou seja, é possível escrever textos apenas deslizando seus dedos pelas letras que formam as palavras desejadas. Vale observar que, ainda que a maioria dos recursos do FancyKey sejam gratuitos, o app possui um sistema de compras in-app para quem quiser adquirir ainda mais funções e skins.

Uplify (Gratuito)

Uma das novidades mais bacanas que a oitava edição do iOS nos trouxe é a possibilidade de adicionar widgets variados na central de notificações do sistema operacional. Não demorou muito até que surgissem vários apps específicos para quem deseja usufruir dessa nova funcionalidade. Totalmente gratuito (e agora com suporte ao Apple Watch), o Uplify é mais um desses softwares que o auxiliam a aproveitar ao máximo a central de notificações de seu dispositivo móvel.

Ele permite que você configure atalhos para funções diversas no seu aparelho, facilitando sua vida na hora de lidar com situações recorrentes de seu cotidiano. É possível, por exemplo, inserir um botão que ao ser tocado automaticamente envia uma mensagem pré-definida para um contato específico. A criatividade é o limite: o Uplify trabalha com ações programadas de uma infinidade de apps, incluindo o Safari, Maps, Mail, Gmail, Telegram, Skype e LINE.

Glass Planner (Gratuito)

Se você é um verdadeiro “viciado” em aplicativos de produtividade, não deixe de experimentar o Glass Planner. Sendo um sucesso entre os usuários e aclamado pela crítica especializada, o programa se destaca por apresentar uma interface bastante inédita entre outras ferramentas do gênero: ele combina elementos de calendário e lista de tarefas em um único lugar, o que lhe permite ter uma visão ampla sobre seus próximos afazeres e lembretes.

O mais bacana é que o software é muito fácil de usar: basta deslizar uma tarefa para a direita e ela será marcada como “Concluída”, por exemplo. Na hora de criar um novo lembrete, é possível especificar uma série de detalhes como horário, categoria e contatos da agenda relacionados com aquela ação, além de fazer uma “sub-lista” com tarefas secundárias necessárias para finalizar a principal. E sim, o Glass Planner pode ser baixado gratuitamente!

Sortly (Gratuito)

Quem já passou por essa experiência sabe o quão difícil é mudar de casa. Como se não fosse chato o suficiente encaixotar todos os seus bens, nós sempre nos perdemos posteriormente quando chega a hora de encontrar alguma coisa que você não lembra bem onde guardou – afinal, são caixas e mais caixas cheias de produtos variados! O Sortly é um app bastante simples voltado para auxiliar você nesse momento tão complicado.

Com ele você consegue criar um catálogo com suas caixas e adicionar uma série de informações precisas sobre cada uma delas: conteúdo, valor estimado, localização atual e muito mais. É possível inclusive adicionar fotos e pequenos vídeos (de até 15 segundos) que lhe ajudem a manter tudo organizado posteriormente. Vale observar, aliás, que ainda que o Sortly seja feito com foco em mudanças, ele também pode usado para controle de inventário.

Clear (Gratuito)

Redes sociais são muito perigosas. Que atire a primeira pedra quem nunca postou uma foto ou mensagem imprópria no Facebook e se arrependeu mais tarde, quando um possível empregador revirou seu perfil até encontrar esse conteúdo comprometedor. Após passar por essa terrível experiência, o norte-americano Ethan Czahor resolveu desenvolver o Clear, um software gratuito capaz de ajudar o usuário a dar uma boa “limpada” no que foi postado em suas redes sociais.

O funcionamento da ferramenta é genial: após ser autorizado a fazer uma varredura completa em seus perfis do Facebook, Twitter e Instagram, o Clear utiliza algoritmos avançados para detectar eventuais postagens comprometedoras que podem atrapalhar sua vida em determinados momentos. O app começa a mostrar tais posts para o usuário e você mesmo decide se quer apagá-los ou não. O melhor de tudo é que o software é completamente gratuito e muito fácil de utilizar.

JOGOS

Forgotten Memories: Alternate Realities (US$ 4,99)

Quem curte jogos de terror não tem o que reclamar em relação ao iOS: na semana passada, apresentamos aos nossos leitores o excelente Lost Within. Desta vez, os sustos estão garantidos com o excelente Forgotten Memories: Alternate Realities, que combina elementos de exploração, puzzles, ação, sobrevivência e thriller psicológico. Ele atualmente está sendo comercializado pelo preço promocional de US$ 4,99 – não sabemos quanto ele custará daqui a algum tempo.

O enredo de Rose Hawkins, uma mulher que embarca em uma aventura para encontrar uma criança desaparecida. Contudo, a protagonista acorda machucada em um local misterioso e macabro, uma espécie de manicômio abandonado e atormentado por espíritos malignos. Presa nesse pesadelo sem fim, você deve encontrar uma maneira de sobreviver aos demônios que a querem ver morta e dar um jeito de escapar viva desse cenário perturbador.

Does not Commute (Gratuito)

Aqui está um dos jogos mais geniais que já foram criados para dispositivos móveis. Ambientado nos anos 70, Does not Commute se ambienta em uma pequena cidade norte-americana e narra a história de dezenas de protagonistas cujas tramas acabam se encontrando em momentos oportunos. A jogabilidade, de início, parece simples: você precisa dirigir os carros de todos esses personagens do ponto A para o ponto B, atingindo seus objetivos momentâneos no menor tempo possível.

O problema é que, ao controlar o terceiro carro (por exemplo), tanto o primeiro quanto o segundo veículo estarão presentes no mesmo cenário repetindo exatamente a mesma rota que você fez anteriormente. Em determinados momentos, você estará dirigindo em meio a um trânsito absurdo, sendo preciso tomar cuidado para não colidir com os personagens inicialmente controlados. Does not Commute é gratuito e recomendado sobretudo para quem gosta de acompanhar enredos complexos.

Must Deliver (Gratuito)

Finalmente, a cura para o vírus que transforma as pessoas em zumbis foi encontrada! Porém, ainda há um obstáculo no caminho para a salvação da humanidade: um homem corajoso precisa enfrentar hordas de mortos-vivos para alcançar as colônias de sobreviventes e entregar o antídoto para os próprios. E é claro que essa missão só poderia ficar a cargo de alguém habilidoso o suficiente para conclui-la: você!

Must Deliver é o típico jogo infinito no qual o principal objetivo é simplesmente atingir a maior pontuação possível. O protagonista corre sem parar em uma trilha vertical e você deve guiá-lo com os dedos para escapar dos zumbis que insistem em atacá-lo nas estradas. Após percorrer determinada distância, você alcança uma base de sobreviventes e uma entrega é contabilizada no placar. Se esforce para sobreviver pelo maior tempo que puder!

Hellrider (Gratuito)

Mais um joguinho viciante e sem fim para você lutar pela maior pontuação possível. O inferno está rebelião e os mortos pretendem voltar ao mundo dos vivos. Naturalmente, você não vai permitir que eles executem esse plano maquiavélico. No controle de um destemido motoqueiro, você precisa explorar cenários extensos atropelando esqueletos e desviando de inúmeros obstáculos como rochas, árvores e rios de lava.

Os controles do título são bem simples: o motoqueiro avança diagonalmente em um cenário horizontal e basta tocar na tela para que ele mude de direção. Ou seja, você é obrigado a avançar em ziguezague. Conforme você atinge maiores pontuações, uma série de novos personagens (incluindo um simpático patinho) vão sendo desbloqueados para que você possa variar o piloto da motocicleta. Totalmente gratuito!

Century City (Gratuito)

Não deixe que as imagens te enganem: Century City não é só mais um joguinho de construir cidades. Na verdade, erguer edifícios é a menor de suas preocupações aqui: sua principal missão é tocar na tela de seu dispositivo feito um louco para escavar uma mina de ouro e ganhar quantidades absurdas de dinheiro! É até difícil entender como uma jogabilidade tão simples pode ser tão divertida: na maior parte do tempo, você estará simplesmente batendo no display de seu aparelho para fazer o minerador escavar o mais rápido possível.

Após ganhar ouro o suficiente para isso, você está livre para comprar novos estabelecimentos para sua cidade (incluindo hotéis, restaurantes, postos policiais, monumentos etc.), assim como adquirir upgrades para que o minerador consiga extrair ainda mais ouro a cada metro escavado na mina. Century City é gratuito, mas apresenta um sistema de compras in-app para quem estiver disposto a gastar dinheiro real com itens premium.

Rex Rocket (US$ 1,99)

Jogadores saudosistas, este é para vocês! Rex Rocket lembra muito alguns games clássicos do Super NES como Megaman e Super Metroid. Você controla uma dupla de heróis galácticos que se encontram em uma situação delicadíssima: a inteligência artificial da nave espacial que servia de transporte para os próprios simplesmente enlouqueceu, liberando diversas formas de vida artificiais que agora estão caçando sua pele ao longo de todo o veículo.

Atualmente comercializado pelo preço promocional de US$ 1,99 (ele voltará a custar US$ 3,99 no dia 1º de maio), Rex Rocket possui mais de 100 cenários distintos e incontáveis power-ups que lhe ajudam a eliminar hordas de aliens violentos. Os controles são simples e apresentados em um joystick virtual cujo visual lembra muito o gamepad do Super NES. Game indispensável para quem gosta do gênero popularmente conhecido como “metroidvania”!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.