Google Podcasts chega ao fim hoje (02); veja alternativas para substituí-lo

2 min de leitura
Imagem de: Google Podcasts chega ao fim hoje (02); veja alternativas para substituí-lo
Imagem: Google/Divulgação

O Google Podcasts será descontinuado nesta terça-feira (2) nos Estados Unidos, com seus conteúdos passando para o YouTube Music. A gigante de Mountain View anunciou em setembro do ano passado que iria encerrar o serviço e o desligamento da plataforma deve ocorrer globalmente ainda em 2024.

Lançado em 2018, o aplicativo foi o terceiro projeto do Google na área de podcasts, sucedendo o Google Listen, que funcionou entre 2009 e 2012, e o Google Play Music Podcasts, no ar de 2016 a 2020, e agora se juntará a eles no "Cemitério do Google". Desde a sua estreia, o serviço acumula mais de 500 milhões de downloads.

Mensagem alertando sobre o fim do Google Podcasts nos EUA. (Imagem: Reprodução/BleepingComputer)Mensagem alertando sobre o fim do Google Podcasts nos EUA. (Imagem: Reprodução/BleepingComputer)Fonte:  BleepingComputer/Reprodução 

Gratuito, o app para podcasts do Google oferece acesso a uma ampla variedade de programas que abordam os mais variados tipos de assuntos. O ouvinte pode assinar seus canais favoritos, baixar e reproduzir os episódios em diferentes dispositivos.

Também há recomendações personalizadas com base no histórico de audição, interesses e preferências do usuário. No entanto, o Google Podcasts não recebeu os mesmos investimentos dados a outros produtos da companhia, o que pode ter contribuído para a perda de espaço.

Por que o Google Podcasts será encerrado?

A plataforma ainda continua disponível no Brasil. (Imagem: Reprodução/Google)A plataforma ainda continua disponível no Brasil. (Imagem: Reprodução/Google)Fonte:  Google/Reprodução 

A decisão de encerrar o app para podcast do Google tem relação com o comportamento dos usuários. Quando revelou a opção por descontinuar o serviço, a big tech informou que a plataforma dedicada ao formato era a escolha de apenas 4% dos ouvintes semanais de podcasts nos EUA.

Dessa forma, a companhia resolveu integrar todo o catálogo do Google Podcasts ao YouTube Music, reunindo os serviços de áudio em uma mesma plataforma. Nos últimos meses, ela vem recomendando a migração das inscrições para a biblioteca do YouTube, o que pode ser feito até julho.

Para transferir os conteúdos é necessário ir à opção “Exportar assinaturas” e selecionar o streaming da empresa entre as alternativas. Na sequência, abra o menu do app do YouTube Music, toque em “Transferir”, depois “Continuar” e “Ir para a Biblioteca”, aguardando a transferência ser concluída.

Segundo a gigante da tecnologia, não é preciso assinar o YouTube Music para ouvir os podcasts. Apesar disso, alguns dos recursos são restritos à versão paga, como a possibilidade de escutar episódios sem anúncios, baixá-los para ouvir offline e ouvir com a tela bloqueada.

Alternativas ao Google Podcasts

Há várias opções de apps para substituir o Podcasts do Google. (Imagem: Getty Images)Há várias opções de apps para substituir o Podcasts do Google. (Imagem: Getty Images)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Além do YouTube, você pode transferir suas inscrições no Google Podcasts para diversos outros aplicativos. Listamos, a seguir, algumas alternativas:

  • Spotify: possui um dos maiores catálogos de podcasts e está disponível gratuitamente;
  • Apple Podcastsideal para quem possui iPhone ou outro dispositivo da Apple, recebeu o recurso de transcrição de áudio recentemente;
  • Audiblepossui programas exclusivos e disponibiliza audiolivros originais;
  • Pocket Casts: se destaca pela facilidade de uso e a compatibilidade com Android Auto, Apple CarPlay e Chromecast;
  • Castbox: o app permite baixar e organizar seus podcasts favoritos para ouvir quando quiser;
  • We Cast: tem função semelhante ao Castbox e também é gratuito;
  • Podcast Addict: facilita a busca por programa e episódios, além de gerenciar assinaturas e downloads;
  • Amazon Music: traz conteúdos exclusivos e disponibiliza downloads para ouvir offline.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.