20 anos de Gmail: relembre a história do principal e-mail da internet

2 min de leitura
Imagem de: 20 anos de Gmail: relembre a história do principal e-mail da internet
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash

Há 20 anos, uma grande verdade tomou conta do Dia da Mentira. Foi no dia 1º de abril de 2004 que o Google lançou o GmailInicialmente, muitos usuários da internet acharam que era pegadinha, algo comum na empresa na data. Mas, naquele dia, Larry Page e Sergey Bin deram vida real ao e-mail que se tornou o mais popular do planeta.

O grande diferencial do Gmail na metade da década de 2000 era o espaço gigantesco de 1 GB de armazenamento. Pode parecer pouco para os padrões atuais, mas ele era até 500 vezes maior do que os provedores da época, que ofereciam 15 MB e chegavam até a cobrar por isso.

Era espaço para 13,5 mil e-mails contra 60 das caixas de entrada do Yahoo ou Microsoft. O Google ainda permitia correspondências com arquivos de até 25 MB e verificar de qualquer navegador, pois não era vinculado a um aplicativo desktop.

A antiga interface do Gmail era simples, mas trazia modernidades, como o encadeamento de mensagens. (Imagem: Reprodução/The Verge)A antiga interface do Gmail era simples, mas trazia modernidades, como o encadeamento de mensagens. (Imagem: Reprodução/The Verge)Fonte:  Reprodução/The Verge 

Com capacidade de guardar tantas mensagens, o Gmail incorporava a busca do Google, para recuperar e-mails antigos com mais facilidade. Foi o provedor que trouxe consigo o encadeamento de comunicações sobre o mesmo assunto.

Inicialmente, era preciso ter um convite para abrir uma conta Gmail. Foi só em 2007 que o Google liberou o e-mail para qualquer pessoa. No ano seguinte, a empresa introduziu os temas, separando automaticamente o que correio que chega. Prioridades, respostas inteligentes, resumos e botões para cancelar assinaturas em um clique foram adicionadas.

Gmail em 2024

Com o passar dos anos, o Gmail também popularizou a nuvem e a técnica Javascript AJAX, dando mais dinâmica aos e-mails. Assim, as caixas de entrada são atualizadas automaticamente, sem precisar apertar F5, e ainda ajudou a reduzir mensagens indesejadas e spam.

Atualmente, o Gmail conta com 1,2 bilhão de usuários, o que representa um sétimo da população mundial. São cerca de 1,8 bilhão de contas ativas, cada uma com 15 GB de armazenamento gratuito, para os e-mails e ainda outros aplicativos do Google, como Fotos e Drive.

O Gmail sempre foi móvel, pois podia ser acessado de qualquer computador com internet, através do navegador. Agora, ele cabe na mão. (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)O Gmail sempre foi móvel, pois podia ser acessado de qualquer computador com internet, através do navegador. Agora, ele cabe na mão. (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)Fonte:  Solen Feyissa/Unsplash 

Apesar do tamanho atual, há quem precise de mais espaço. E é aí que o Google tira parte da receita, vendendo mais armazenamento aos usuários que há duas décadas precisavam de apenas 1 GB para suas mensagens.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.