Gmail começa a bloquear e-mails enviados em massa para prevenir spam

1 min de leitura
Imagem de: Gmail começa a bloquear e-mails enviados em massa para prevenir spam
Imagem: GettyImages

O bloqueio contra remetentes em massa do Gmail entrou em vigor nesta segunda-feira (1). A partir de agora, mensagens de contas automatizadas focadas em envios em larga escala serão bloqueadas de forma automática se não atenderem aos critérios da plataforma.

Anunciadas em outubro, as novas políticas do Gmail exigem que remetentes em massa (contas que enviam e-mails para pelo menos 5 mil conta por dia) configurem a autenticação de e-mail do SPF ou DKIM para o seu domínio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A plataforma também requer que esses perfis evitem enviar mensagens não solicitadas ou indesejadas, disponham um botão para cancelar inscrição que requer um só clique e atendam pedidos de cancelamento em até dois dias.

O Gmail começou a bloquear mensagens de remetentes em massa que não atendem aos critérios de autenticação.O Gmail começou a bloquear mensagens de remetentes em massa que não atendem aos critérios de autenticação.Fonte:  GettyImages 

As diretrizes passaram a ser mandatórias em fevereiro de 2024, mas a plataforma passaria a bloquear os disparos somente a partir de abril. Então, nesta segunda, o serviço começou a interceptar os envios de contas que ainda não atendem aos critérios.

O bloqueio acontece de forma gradativa e afeta exclusivamente as contas que ainda não foram verificadas. A empresa também recomenda que os remetentes usem o período de aplicação de falha temporária para fazer quaisquer alterações necessárias.

Segundo o Google, a medida de contenção será expandida em junho. A partir da data, a contenção também vai afetar remetentes que não implementaram botões de cancelar inscrição de clique único e remetentes com taxa de spam superior a 0,3%.

Usuários comuns do Gmail não devem se preocupar com a mudança, mas talvez percebam uma diminuição na incidência de spam e mensagens indesejadas de contas automatizadas

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.