Gmail será encerrado pelo Google? Entenda mudança no serviço

3 min de leitura
Imagem de: Gmail será encerrado pelo Google? Entenda mudança no serviço
Imagem: Google

Uma suposta mensagem do Google comunicando o fim do Gmail circulou nesta quinta-feira (22) em redes sociais. Especialmente no X, o antigo Twitter, posts apontavam para um comunicado da empresa alertando sobre o fim do serviço.

A publicação sugere que o Gmail vai acabar em 1º de agosto de 2024 e, depois dessa data, você vai deixar de receber, enviar ou até armazenar mensagens. O texto informa que a companhia teria tomado a decisão devido ao "cenário digital em evolução" e no desenvolvimento de "novas tecnologias e plataformas" de comunicação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma das postagens falsas que viralizou, já desmentidas com a Nota da Comunidade.Uma das postagens falsas que viralizou, já desmentidas com a Nota da Comunidade.Fonte:  Reprodução/X 

Ele usa até mesmo a palavra "sunsetting" para se referir ao suposto fim. Esse é um termo que significa literalmente "pôr-do-sol" em inglês e, no meio corporativo, é usado para sinalizar o encerramento gradual de um serviço.

Porém, você não precisa entrar em pânico ou sair em um busca de outra "@" para cadastros e contatos. Essa captura de tela sobre o fim do Gmail é completamente falsa e não há qualquer confirmação de que o serviço deixará de existir.

Até mesmo a conta oficial do serviço no X publicou uma mensagem de que "o Gmail está aqui para ficar", encerrando de vez qualquer especulação em torno do possível fim.

As publicações com o recado foram sinalizadas como falsas a partir de recursos como as Notas da Comunidade. Ainda assim, ao fazer uma busca pelo termo "Gmail" na rede social, é possível notar que ainda são muitos os usuários em dúvida sobre o futuro do serviço.

O Gmail está em fase de transformação

O Gmail não está prestes a acabar em especial por dois motivos: o primeiro deles é a atual importância que o serviço tem para a Google como um todo. Mais do que apenas uma forma de acessar emails, ele é hoje um dos principais meios de acesso e autenticação para outras plataformas da empresa, incluindo o ecossistema Android.

Além disso, de acordo com estimativas de 2022, o serviço conta com 1,8 bilhão de usuários – o que significa que ele é altamente popular e também rentável, em especial pela exibição de mensagens publicitárias personalizadas.

Em vez de acabar, o Gmail está mudando aos poucos. No ano passado, a Google confirmou que iria começar a descontinuar a visualização em HTML básico do Gmail para navegadores. Isso significa que a versão simplificada e limitada do site não deve mais abrir, substituída pelo serviço convencional.

O recado da Google sobre o fim do HTML básico, que perde suporte neste mês.O recado da Google sobre o fim do HTML básico, que perde suporte neste mês.Fonte:  Google 

Além disso, o cliente de emails tem recebido adições de inteligência artificial com recursos do Gemini, a plataforma da empresa.

Google tem costume de matar serviço, mas não foi a vez do Gmail

Apesar dessa mensagem ser falsa, não é tão difícil acreditar que a Google vai encerrar um serviço em definitivo. A companhia é famosa por iniciar e descontinuar projetos em larga escala, incluindo nomes recentes como Stadia e Google Pay.

Quanto à mensagem falsa da Google que viralizou, não há uma explicação por trás da sua criação. A viralização da imagem pode ter acontecido apenas com a intenção de causar pânico à plataforma ou então gerar engajamento.

Contas verificadas na rede social X, identificadas com o selo azul e pagam por benefícios na plataforma, recebem parte da monetização gerada por anúncios no serviço de acordo com a quantidade de visualizações e interações em suas postagens.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho no portal e mantenha-se informado sobre o que acontece no universo da tecnologia. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.