O Google Fotos apaga minhas fotos se eu ultrapassar o limite de armazenamento?

3 min de leitura
Imagem de: O Google Fotos apaga minhas fotos se eu ultrapassar o limite de armazenamento?
Imagem: Google Drive

Entre os muitos serviços digitais oferecidos pela Google, um deles é o armazenamento de dados. O Google Drive concentra essa função de guardar e disponibilizar arquivos dos mais variados formatos ao usuário.

Gratuitamente, são oferecidos 15 GB gratuitos a todos os usuários com uma conta da companhia — a mesma que pode ser usada para acessar o Gmail. Com ela, é possível guardar fotos, vídeos, documentos e outros arquivos, acessados via computador ou dispositivos móveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Google Drive (Imagem: Divulgação/Google)O Google Drive (Imagem: Divulgação/Google)Fonte:  Google 

Nesse total, são contabilizados arquivos armazenados nos serviços Gmail, Google Drive e Google Fotos. Até 2021, o backup de fotos e vídeos era ilimitado, mas esse benefício foi cortado. O mesmo vale para backups de chats e mídias do WhatsApp no Android desde janeiro deste ano.

Mas você já se perguntou o que acontece com quem é assinante e cancela o serviço? Será que os arquivos que ultrapassam os 15 GB são apagados ou o usuário fica com o espaço "extra" mesmo sem pagar?

O que acontece quando eu ultrapasso o limite do Google?

Se você ultrapassa o espaço disponível de armazenamento na conta Google, que é de 15 GB no plano gratuito, há algumas consequências imediatas. O usuário fica impedido de subir arquivos, imagens e vídeos nos serviços Google Drive e Google Fotos.

O mesmo vale para a criação de documentos, apresentações ou planilhas pelos aplicativos web da empresa. Além disso, a Caixa de Entrada do Gmail fica "congelada", sem a possibilidade de enviar ou receber emails.

Google FotosO Google tem regras para quem ultrapassa o limite de armazenamento gratuito (Imagem: Carlos Alvarez/Getty Images)

Ao apagar arquivos ou contratar mais espaço, todos os serviços são restabelecidos e você volta a ser capaz de criar, salvar ou enviar dados normalmente.

Entendendo o Google One

Para aliviar a conta de usuários que guardam muitos arquivos, a companhia tem um serviço por assinatura chamado Google One. A plataforma traz vários benefícios, incluindo espaço adicional para guardar arquivos.

Os planos variam bastante de espaço e preço, partindo de 100 GB até 30 TB extras para guardar arquivos. O serviço garante ainda recursos como edição de fotos, monitoramento em busca de vazamentos ou venda ilegal dos seus dados e compartilhamento das vantagens e do espaço extra com familiares.

Algumas das opções de assinatura do Google One.Algumas das opções de assinatura do Google One.Fonte:  Google 

Na prática, portanto, ele serve como uma espécie de "evolução" da conta gratuita. Em dezembro do ano passado, a assinatura ficou mais cara no Brasil. No país, os planos do Google One atualmente custam a partir de R$ 7,99 por mês.

O que acontece se eu parar de pagar o Google One?

Ao deixar de pagar a assinatura, o usuário perde o acesso aos benefícios extras da conta. Em especial, você volta a ter só 15 GB gratuitamente para guardar dados e arquivos.

Caso você tenha mais que isso guardado em sua conta, a empresa impõe algumas "travas" em todas as plataformas que dependem do armazenamento. Isso significa que, enquanto não apagar alguns dados, você não pode:

  • enviar nem receber mensagens no Gmail;
  • sincronizar, criar nem fazer upload de novos arquivos no Google Drive;
  • fazer backup de fotos ou vídeos no Google Fotos.

Por outro lado, você pode usar os demais benefícios do Google One até o fim do ciclo de faturamento. Ou seja, eles ficam liberados até o encerramento do período mensal ou anual que contempla o último pagamento realizado.

O Google pode apagar meus arquivos guardados no Drive?

O Google pode remover arquivos de Gmail, Google Fotos e Google Drive de quem excedeu a cota de 15 GB enquanto pagava o Google One, deixou de ser assinante e não retornou ao limite gratuito.

Porém, isso só acontece caso o perfil esteja há mais de dois anos acima da cota e você "não liberar espaço nem aumentar o armazenamento para ficar abaixo do limite".

Você deixa de receber emails ao chegar no limite de armazenamento (Imagem: Pixabay)Você deixa de receber emails ao chegar no limite de armazenamento (Imagem: Pixabay)Fonte:  Pixabay/diedryreyes3456 

A empresa fornece ferramentas de gerenciamento de armazenamento que ajudam você a identificar formas de liberar espaço, além de sugerir que você faça o download dos arquivos e mantenha eles no HD ou SSD em vez de usar a nuvem.

O que diz o Google?

Em nota enviada ao TecMundo, o Google confirmou que todo conteúdo da conta "estará qualificado para ser excluído" nos casos citados acima.

"A condicional está na oportunidade do usuário em poder adquirir um armazenamento maior, excluir arquivos ou baixar todo o conteúdo dos nossos serviços. Caso a conta esteja sujeita a isso, entraremos em contato por e-mail para avisar ao usuário antes que a exclusão seja feita", diz a empresa.

O Google reforça ainda que respeita o prazo de até dois anos para você voltar à cota gratuita ou assinar novamente o Google One para ter espaço adicional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.