YouTube testa ferramenta de sugestão de correções para legendas em vídeos

1 min de leitura
Imagem de: YouTube testa ferramenta de sugestão de correções para legendas em vídeos
Imagem: GettyImages

O YouTube começou um novo teste com um grupo seleto de usuários. O experimento envolve a sugestão de correções ou melhorias nas legendas que são geradas automaticamente em clipes da plataforma.

A ideia é melhorar as legendas automáticas do YouTube, que são geradas a partir do reconhecimento de fala e podem se confundir com alguma frequência — em especial dependendo da pronúncia ou nomes próprios, por exemplo. Além disso, o serviço também fornece a tradução em tempo real para vários idiomas usando o motor de linguagem do Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A legenda automática do YouTube no site da plataforma.A legenda automática do YouTube no site da plataforma.Fonte:  YouTube 

Até 2020, qualquer usuário podia enviar legendas para um vídeo, contribuindo para que ele ganhasse audiodescrição ou fosse traduzido para os mais diferentes idiomas. Devido a spam e a baixa qualidade dos envios, entretanto, o Google desativou esse recurso e agora só faz a implementação automática dos textos.

Sugerindo correções em legendas do YouTube

Usuários que estiverem participando do teste e notarem uma legenda com problemas no site do YouTube para desktop podem sugerir uma mudança em tempo real. Para isso, basta tocar no ícone em forma de engrenagem e ir na opção "Legendas/CC". Lá, é só tocar em "Sugerir correção de legenda" e seguir o passo a passo.

Além de enviar uma modificação, o usuário consegue ver as sugestões feitas por outras pessoas para evitar o envio de correções duplicadas. É possível também votar positivamente ou negativamente em uma contribuição de outra pessoa, o que facilita a sua implementação no vídeo. Em um primeiro momento, as correções não serão aceitas automaticamente e dependem da confirmação do próprio dono do canal.

Por enquanto, o teste é restrito a um pequeno grupo de usuários assinantes do YouTube Premium e válido apenas para alguns canais em inglês. Com o tempo, a plataforma pode expandir o experimento para mais contribuições, idiomas e criadores de conteúdo.

A colaboração com base em sugestões úteis ou não é similar ao que a empresa já realiza na plataforma de navegação Google Maps com relação a rotas e estabelecimentos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.