YouTube deixa de recomendar vídeos para pessoas que não estão logadas

2 min de leitura
Imagem de: YouTube deixa de recomendar vídeos para pessoas que não estão logadas
Imagem: GettyImages

O YouTube fez uma alteração no funcionamento da sua página inicial para navegadores. Quem tentar acessar o site da plataforma sem estar logado em uma conta da Google agora verá uma tela vazia, sem conteúdo sugeridos pelo algoritmo.

Essa é uma grande mudança em relação à interface anterior do serviço. Se você visitasse o site, mesmo como visitante ou em uma aba anônima, a página estaria preenchida com clipes dos mais variados gêneros e criadores de conteúdo indicados pelo próprio YouTube.

"Que tal uma pesquisa para começar? Assista vídeos para nos ajudar a criar um feed de conteúdo que combine com você", diz a janela. Confira, abaixo, a captura de tela.

A nova tela inicial do site de vídeos sem o login de uma conta (Imagem: Reprodução/YouTube)A nova tela inicial do site de vídeos sem o login de uma conta. (Imagem: Reprodução/YouTube)Fonte:  YouTube 

Se você tentar acessar outras seções, como Inscrições, Histórico e Você, também não verá conteúdos. No caso dos vídeos curtos no formato Shorts, entretanto, a plataforma recomenda novos clipes, já que é assim que ela opera normalmente.

Além disso, todos os botões do campo "Explorar" — como "Em alta", "Ao vivo" e "Notícias", por exemplo — podem ser acessados normalmente.

Ao logar com a conta do Google, a página volta ao normal, exibindo recomendações baseadas no seu histórico e gosto pessoal.

Mudança pode ter relação com leis de privacidade

De acordo com o site Bleeping Computer, alguns usuários já têm acesso a esse recurso há pelo menos um mês, quando ele começou a ser testado com alguns grupos.

Além disso, há relatos de que, se você apagar o histórico do YouTube tanto em clipes pesquisados quanto os assistidos, o YouTube também exibe essa tela. Uma das possíveis explicações é a adequação do site de vídeos às legislações europeias de proteção de dados, porém com uma aplicação a nível global.

A mudança de interface vale para o YouTube em navegadores.A mudança de interface vale para o YouTube em navegadores. (Imagem: Getty Images)
Fonte:  GettyImages 

A Lei dos Mercados Digitais (ou DMA, na sigla original) passou a valer em 7 de março deste ano e envolve, entre outros pontos, cuidados com o compartilhamento de dados em serviços de grandes plataformas como o YouTube.

Esse pode também ser apenas um experimento recente da companhia, que com frequência adiciona e retira funções da própria interface. É o caso do modo Picture-in-Picture para usuários gratuitos do YouTube ou a exibição de transmissões ao vivo simultâneas na TV.

Até o momento, entretanto, o Google não se pronunciou de forma oficial sobre essa mudança no YouTube.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.