YouTube agora exige que criadores identifiquem vídeos gerados por IA

1 min de leitura
Imagem de: YouTube agora exige que criadores identifiquem vídeos gerados por IA
Imagem: freestocks.org/Pexels

O YouTube anunciou que, agora, criadores deverão indicar quando utilizarem conteúdo gerado por inteligência artificial (IA) em vídeos. Para explicitar o uso de IA no vídeo, a plataforma incluiu um novo campo no fluxo de publicação da ferramenta Creator Studio. Logo na primeira página, usuários deverão informar se "há conteúdo modificado" com inteligência artificial.

"Para atender às políticas do YouTube, é necessário que você diga quando o conteúdo é modificado ou sintetizado de forma que pareça real", explica o YouTube. "Isso inclui sons e visuais realistas feitos com IA ou outras ferramentas", complementa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O criador de conteúdo precisa informar à plataforma quando o material tiver algum trecho realista produzido por IA.O criador de conteúdo precisa informar à plataforma quando o material tiver algum trecho realista produzido por IA.Fonte:  YouTube/Reprodução 

Ao concordar que há conteúdo modificado, o vídeo será identificado com um selo especial. Assim, os espectadores saberão que o material foi produzido digitalmente e pode conter cenas realistas produzidas por computador.

Contudo, vale ressaltar que cenas produzidas digitalmente que não buscam ser realistas não precisam ser identificadas. Além disso, não é necessário informar à plataforma se o conteúdo foi produzido com auxílio de ferramentas generativas no processo edição.

Os vídeos com algum conteúdo realista gerado por IA serão identificados com um selo especial.Os vídeos com algum conteúdo realista gerado por IA serão identificados com um selo especial.Fonte:  YouTube/Reprodução 

Por padrão, o selo especial aparece apenas no campo de descrição expandido. Porém, se o vídeo for relacionado a algum tópico sensível (saúde ou política, por exemplo), o identificador será mais proeminente.

Mudança foi anunciada em novembro

A alteração nas políticas do YouTube foi anunciada em novembro de 2023. A novidade é parte de um pacotão de mudanças voltadas para o controle de conteúdo produzido por IA.

O YouTube planeja punições para criadores de conteúdo que insistentemente ignorarem a identificação do conteúdo gerado por IA. Em alguns casos, a própria plataforma vai identificar que o vídeo contém trechos gerados por computador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.