Dia da Internet Segura: YouTube dá 5 dicas para proteger contas

2 min de leitura
Imagem de: Dia da Internet Segura: YouTube dá 5 dicas para proteger contas
Imagem: Jeff J Mitchell/Getty Images

Nesta terça-feira (7), mais de 200 países lembram o Dia da Internet Segura. Criado pela União Europeia em 2004, através da Rede Insafe, a data serve para estimular um uso mais consciente e cidadão da internet.

De acordo com a Safer Net, entidade não-governamental brasileira que promove os direitos humanos na internet, o dia também é importante para promover debates sobre a ética e responsabilidade de todos os agentes que utilizam a rede mundial de computadores.

E aproveitando o Dia da Internet Segura, o YouTube listou cinco dicas para que os usuários mantenham suas contas na plataforma seguras.

Safer Internet Day

O site de vídeos do Google defende que as pessoas podem proteger suas informações com medidas simples, mas que são eficazes.

“A segurança das contas do YouTube é um assunto muito sério para a plataforma, que está constantemente em busca de atualizações e melhorias para atender a comunidade de criadores e usuários”, reforçou a empresa.

Como proteger a conta do YouTube.

Confira, abaixo, cinco dicas para manter a conta do YouTube segura:

  • 1. Ative a verificação em duas etapas: ela serve para evitar que alguém invada a sua conta, mesmo se a pessoa tiver a senha. O YouTube oferece três opções: chaves de segurança, solicitações do Google e o aplicativo Google Authenticator. As chaves de segurança são uma opção de verificação mais forte, pois elas ajudam a prevenir técnicas de phishing que usam códigos de mensagem de texto;
  • 2. Defina e verifique as permissões do seu canal: criadores de conteúdos e donos de contas de marcas podem convidar outras pessoas para gerenciarem seus canais do YouTube. Basta acessar a opção Configurações, em seguida selecionar Adicionar ou remover administradores e, por fim, Gerenciar permissões. A adição de acesso ao canal é mais segura do que dividir a senha e permite que o dono da conta compartilhe apenas o acesso necessário;
  • 3. Crie uma senha forte e a mantenha em segurança: a medida previne que outra pessoa acesse sua conta e ajuda a proteger suas informações pessoais. A recomendação para uma senha forte é definir uma chave complexa, exclusiva e que não contenha informações pessoais. Utilize oito caracteres ou mais em qualquer combinação de letras, números e símbolos. Evite informações pessoais, como datas de aniversários, palavras comuns e padrões simples, como 'senha' e '1234';
  • 4. Proteja-se contra mensagens e conteúdo suspeitos: hackers se passam por pessoas confiáveis para conseguir informações pessoais, como dados financeiros, RG, CPF ou CNPJ e números de cartão de crédito em uma prática chamada de phishing. Para se proteger contra phishing, não responda a e-mails, mensagens de texto ou instantâneas, páginas da Web ou chamadas telefônicas suspeitas que pedem suas informações pessoais ou financeiras;
  • 5. Saiba o que fazer caso seja hackeado: se você identificar mudanças em sua conta que não fez, como uma mudança em sua foto de perfil ou descrição de canal, configurações de e-mail, ou se alguém postou vídeos com sua conta, é possível que ela tenha sido hackeada. Se você tiver dúvidas sobre um possível acesso indevido, mas ainda puder acessar sua conta, é recomendado que o criador entre na Análise de Segurança para garantir que não haja alterações e modifique suas senhas ou ative a verificação em duas etapas. Caso não consiga acessar sua conta, é necessário iniciar o processo de recuperação.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.