Google anuncia mudanças para reduzir conteúdos 'inúteis' e spam nas buscas

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Imagem: Google/Divulgação

O Google anunciou nesta terça-feira (5) mudanças significativas em seus algoritmos e políticas de pesquisa para lidar com conteúdos considerados inúteis na web. O objetivo da empresa é reduzir em até 40% os conteúdos de baixa qualidade nos resultados das buscas, além de manter o spam distante.

Entre as modificações, a empresa destaca as melhorias no sistema de ranqueamento de sites. Essa classificação ajuda a entender melhor se uma determinada página é útil ou não, qual o tipo de experiência proporcionada por ela para o usuário e se foi criada apenas para aparecer no topo das pesquisas em consultas específicas.

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O Google quer melhorar a qualidade nos resultados de pesquisas com as novas políticas.O Google quer melhorar a qualidade nos resultados de pesquisas com as novas políticas.Fonte:  Google/Reprodução 

De acordo com a diretora de produto da busca do Google, Elizabeth Tucker, as alterações que estão sendo implementadas resultarão em uma redução de 40% na quantidade de conteúdos não originais e de baixa qualidade nas pesquisas. Em consequência, quem produz materiais de grande utilidade será priorizado, com maiores chances de aparecer nas primeiras posições.

A porta-voz do Google revelou, ainda, que os ajustes mais recentes nos algoritmos de classificação são baseados em aprimoramentos cuja aplicação começou em 2022. Eles fazem parte da grande atualização de março que está sendo lançada agora, globalmente.

Combatendo o spam nas buscas

Em relação ao spam, a gigante da tecnologia afirma que as novas políticas do buscador afetam três tipos de comportamentos manipuladores. Um deles é o abuso de conteúdo escalonado, quando sites geram conteúdos usando ferramentas de automação com o objetivo de aparecerem bem ranqueados, mas não fornecem informações úteis para quem os visita.

Já o abuso de reputação do site ocorre quando páginas com materiais de qualidade hospedam conteúdos ruins, fornecidos por terceiros, para capitalizar a reputação daquela página. Segundo Tucker, esse tipo de ação pode enganar os visitantes, frustrando suas expectativas em relação ao assunto pesquisado.

Por fim, ela cita as medidas contra o abuso de domínio expirado. Neste caso, responsáveis por conteúdos não originais ou de baixa qualidade reaproveitam domínios expirados à venda para divulgá-los, induzindo o internauta a acreditar que as informações exibidas fazem parte da página antiga, o que pode não ser o caso.

Com a atualização, os domínios expirados que forem comprados e reaproveitados para a divulgação de conteúdos de baixa qualidade, apenas com a intenção de melhorar sua posição na pesquisa, passam a ser considerados spam. O mesmo vale para as outras duas práticas abusivas que foram alvo das mudanças feitas pelo Google.

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Fontes

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