Hotspot: o que é e como acessar os pontos Wi-Fi gratuitamente

1 min de leitura
Imagem de: Hotspot: o que é e como acessar os pontos Wi-Fi gratuitamente
Imagem: Pixabay
Avatar do autor

Para quem está sempre conectado à internet, seja via Wi-Fi ou dados móveis, o termo “Hotspot” já deve ter surgido em alguma ocasião, mas poucos sabem o que ele representa. Na verdade, é algo muito simples. Em resumo, Hotspot é uma rede sem fio que está disponível para ser utilizada, ou seja, é um outro termo utilizado para Wi-Fi.

No entanto, o Hotspot costuma estar associado a algum estabelecimento, como bares, aeroportos, shoppings etc., os quais podem usar o acesso como uma moeda de troca para o cliente, ou seja, caso ele compre algo, é possível utilizar o Hotspot, por exemplo. Esse tipo de comportamento não é uma regra, afinal, diversos estabelecimentos também fornecem o acesso ao Hotspot de maneira gratuita para que o cliente possa navegar enquanto aguarda.

Agora que esclarecemos o que é Hotspot, é importante responder a outra questão:

Como encontrar pontos de Hotspot Wi-Fi?

A busca pelas redes disponíveis pode ser feita de modo manual por meio das configurações de Wi-Fi do celular e, para isso, basta clicar no ícone da internet e segurá-lo. Após isso, as redes disponíveis serão mostradas com base na proximidade, mas quando se trata de um ambiente majoritariamente residencial é muito comum que a grande maioria esteja protegida por senha.

Fonte:  Editado 

Além disso, é possível também utilizar o próprio celular como um Hotspot. A partir do uso de dados móveis por meio da operadora, basta fazer com que o smartphone gere internet e, assim, quem estiver por perto pode se conectar à rede sem fio.

Para isso, basta procurar nas configurações pelo menu de rotear internet pelo celular. Em alguns aparelhos, já está disponível a opção “Hotspot portátil”, encurtando essa busca para um simples comando. Quando encontrá-lo, basta ativar e configurar a ferramenta, assim como definir uma senha ou deixá-lo aberto, permitindo que outras pessoas utilizem-no.

Fonte:  Editado 

Devido à praticidade, o Hotspot acaba sendo uma solução para muitas pessoas que estão em grandes centros comerciais sem internet, pois a rede aberta dos comércios acaba sendo uma salvação.

Cuidado ao usar o Hotspot!

Especialistas em Tecnologia da Informação costumam recomendar que o usuário não use qualquer rede simplesmente porque ela está disponível. Afinal, o usuário que controla o Hotspot automaticamente tem acesso ao conteúdo de qualquer aparelho que esteja conectado à rede, o que representa grande vulnerabilidade.

Conecte seu dispositivo portátil, seja celular, notebook ou qualquer outro, a redes de confiança. No ambiente digital, todo cuidado é necessário!

Hotspot: o que é e como acessar os pontos Wi-Fi gratuitamente