YouTube teme que o Shorts 'mate' o formato de vídeos tradicional, diz site

1 min de leitura
Imagem de: YouTube teme que o Shorts 'mate' o formato de vídeos tradicional, diz site
Imagem: Unsplash

O YouTube teme que o Shorts canibalize o formato de vídeos tradicional, aponta uma reportagem do Financial Times. Reuniões internas do alto escalão da plataforma discutem o risco de o padrão convencional acabe "morrendo".

A principal preocupação do YouTube é relacionado a receita: o formato tradicional ainda é a principal fonte de renda da plataforma. O padrão com mais tempo de conteúdo abre mais espaço para o direcionamento de publicidade de alta conversão, segundo a notícia.

YouTube estaria preocupado de o Shorts "matar" o formato de vídeos tradicional.YouTube estaria preocupado de o Shorts "matar" o formato de vídeos tradicional.Fonte:  GettyImages 

De acordo com um relatório feito pela empresa, os criadores de conteúdo têm focado em fazer vídeos mais curtos para atrair o público, diminuindo assim, a quantidade de vídeos longos na plataforma.

Inicialmente, o YouTube Shorts foi pensado para complementar o formato tradicional de vídeos. O recurso foi a tentativa do site de competir com o TikTok e o Instagram Reels.

Receita com publicidade está em queda

Nos últimos trimestres, o YouTube registrou queda na receita gerada por direcionamento de publicidade.

Como contramedida, o YouTube implementou mecanismos para garantir que publicidade vai alcançar todos os usuários gratuitos. Recentemente, o site lançou recursos que impedem o uso de bloqueadores de anúncios.

A medida também incentiva a contratação de assinaturas do YouTube Premium. Em agosto, o preço do serviço passou por reajustes e ficou até R$ 40 mais caro no Brasil.

YouTube apoia a adoção do Shorts

Ainda que o Shorts possa gerar impacto na receita do YouTube, aparentemente ele ainda será mantido pela plataforma. Em agosto, foram implementados novos recursos para aumentar ainda mais o consumo e a produção de vídeos curtos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.