YouTube também impede reprodução de vídeos no celular de quem usa AdBlock

1 min de leitura
Imagem de: YouTube também impede reprodução de vídeos no celular de quem usa AdBlock
Imagem: Getty Images/Reprodução

O YouTube decidiu bloquear os bloqueadores de anúncio. A plataforma confirmou nesta semana que está fazendo um "experimento" para impedir que usuários de ferramentas do tipo assistam aos vídeos à vontade, com um aviso pedindo para permitir anúncios no site ou assinar o YouTube Premium. O teste acontece no mundo todo e afeta tanto o desktop como dispositivos móveis.

Usuários do YouTube bloqueando anúncios afetados pelo "experimento" são presenteados com a tela que aparece abaixo. O aviso diz que o player de vídeo vai ser bloqueado depois de três vídeos, a menos que os anúncios sejam liberados ou o bloqueador desabilitado.

Captura de tela do aviso no YouTube contra os bloqueadores de anúncios.Captura de tela do aviso no YouTube contra os bloqueadores de anúncios.Fonte:  9to5Google 

A confirmação oficial de que esses testes estão sendo feitos foi enviada para o The Verge. "Nós levamos muito a sério desabilitar os vídeos, e vamos apenas fazer isso se os usuários ignorarem pedidos repetidos de permitir os anúncios no YouTube".

A empresa destaca que no caso de um usuário não estar usando algum bloqueador, mas for detectado de maneira equivocada, é possível relatar o problema no aviso (o botão aparece na captura de tela acima).

É pelo bem dos criadores?

A plataforma ressalta a importância dos anúncios para defender seus novos testes contra o bloqueio deles. Em sua declaração, a empresa destacou que "o modelo suportado por anúncios do YouTube suporta um ecossistema diverso de criadores, e oferece acesso gratuito a conteúdo com anúncios para bilhões de pessoas globalmente".

YouTube AndroidPágina de bloqueio do YouTube em celulares.

Enquanto a plataforma chama a atenção dos anúncios para os criadores, a promoção do YouTube Premium tem sido cada vez mais agressiva, sendo essa inclusive uma das propagandas que mais aparecem. Mas todo tipo de anúncio tem aparecido com mais frequência, o que pode ser justamente o fator que aumentou o número de usuários dessas ferramentas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.