Google Analytics 4: entenda as novidades da principal mudança no serviço

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Imagem: Getty Images/franckreporter

Neste sábado (1º), será encerrada a captação de dados do Google Analytics 3 (e sua estrutura Universal Analytics). O serviço de monitoramento de páginas da internet será substituído pelo Google Analytics 4 (GA4) e fará mudanças importantes na coleta de informações nos sites.

Utilizado desde 2005, o Universal Analytics teve seu sucessor anunciado em 2020 e junto com ele a promessa de oferecer aos administradores de sites uma gestão melhor dos acessos. Enquanto o GA3 funcionava a partir de uma base de número de pageviews, o GA4 mostrará mais detalhes sobre a jornada dos usuários nos sites, além de integrar melhor os acessos vindos de dispositivos móveis e aplicativos, por exemplo.

Russell Ketchum, diretor de Gerenciamento de Produto do Google, pontuou que a troca de plataformas é importante porque dará insights mais precisos . “O GA4 foi criado para atender às necessidades do futuro, e tem no cerne a tecnologia de aprendizado de máquina”, escreveu no blog do Google no ano passado.

Google Analytics

O executivo também destacou que a alteração entregará relatórios em tempo real, dando um melhor retrato do comportamento dos usuários. E o Google defende que tudo isso será feito respeitando ainda mais a privacidade dos usuários.

A gigante da tecnologia está empreendendo uma grande tarefa de eliminar os cookies, que são pacotes de arquivos que identificam informações dos usuários como gênero, idade, local e mais. Com o chamado Privacy Sandbox, o Google pretende anonimizar a navegação e somente coletar informações a partir de temas, sabendo se a pessoa gosta de viagens, games, esportes e etc.

Por causa disso, o GA4 tem como objetivo adiantar o fim dos cookies e funcionará já a partir de controles de privacidade. O Google defende que apesar do fim do monitoramento de dados mais sensíveis, os administradores dos sites continuarão tendo acesso a informações relevantes.

Diferenças entre GA3 e GA4

O GA3, que funcionava a partir da Universal Analytics, além de ser bastante voltado à contagem de pageviews (contabilizando um view a cada vez que a página carregava) tinha como outra métrica importante o número total de usuários que acessavam determinada página em um período.

Apesar de ter parâmetros de visualização de páginas parecidas com o GA3, o GA4 conta de maneira diferente a métrica de usuários. Confira, a seguir, algumas das principais diferenças entre os dois:

Total de usuários

  • GA3: contabiliza o número total de usuários;
  • GA4: número total de usuários únicos que registraram um evento (que são interações dos usuários nas páginas como clicar em menus e realizar uma pesquisa, por exemplo).

Usuários ativos

GA3: não contabilizava;

GA4: número de usuários distintos que acessaram o site ou app.

Visualização de páginas

GA3: o número total de páginas visualizadas. Exibições repetidas de uma única página são consideradas;

GA4: é o número total de telas do app e/ou páginas da Web que os usuários visualizaram. Exibições repetidas de uma única tela ou página são consideradas.

Sessões

GA3: período em que alguém está interagindo ativamente com o site ou app;

GA4: Uma sessão é encerrada após 30 minutos de inatividade e se o usuário retornar após o tempo limite de uma sessão, uma nova sessão será iniciada.

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