Google lança prévia do Sandbox de Privacidade para Android 13

1 min de leitura
Imagem de: Google lança prévia do Sandbox de Privacidade para Android 13
Imagem: Google

Nesta quinta-feira (28), o Google liberou a primeira prévia do seu Sandbox de Privacidade, baseada no Android 13, para seus desenvolvedores. A ferramenta, que funciona como um ambiente de desenvolvimento isolado do restante de um sistema operacional, deve facilitar a implementação de medidas que reforçam a segurança de dados dos usuários finais — especialmente frente à exibição de anúncios na plataforma.

Comparável às últimas decisões da Apple, a medida da Google marca o início de um longo plano de aprimoramento da privacidade de dados no âmbito de anúncios no Android. Nesse contexto, a ferramenta recententemente lançada conta com APIs e serviços exclusivos, exigindo um lançamento independente da última versão beta do Android 13 disponibilizada. Uma das principais novidades é a estreia do Topics API, que revisa como os dados dos usuários são aproveitados nas propagandas com novos filtros e processamento de informações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além de disponibilizar o Android SDK e o Emulador de Android (64 bits), o lançamento também disponibiliza imagens do sistema operacional para o Pixel 4 e outros dispositivos mais novos, compilados juntos do Sandbox de Privacidade. No entanto, vale ressaltar que os usuários interessados ainda devem instalar manualmente a novidade antes de testá-la. Por outro lado, o Google também disponibilizou uma prévia dos novos códigos em seu Github.

Novas APIs do Google devem garantir maior privacidade aos usuários do Android. (Fonte: Pexels)Novas APIs do Google devem garantir maior privacidade aos usuários do Android. (Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

Adotando uma abordagem mais cautelosa que a Apple, o Google espera atualizar a ferramenta periodicamente no futuro, a partir do feedback dos desenvolvedores, com novos recursos. Possivelmente, a intenção é minimizar controvérsias no nicho, bem como a perda repentina de lucro do setor de anúncio, que chegou a 20% no caso de sua principal concorrente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.