Veja 10 fatos surpreendentes sobre cabos de internet submarinos

3 min de leitura
Imagem de: Veja 10 fatos surpreendentes sobre cabos de internet submarinos
Imagem: GettyImages

A tecnologia que permite velocidade rápida de conexão no seu dispositivo eletrônico está no fundo dos oceanos e mares. Estamos falando dos cabos de rede submarinos, responsáveis por enviar sinais de telecomunicações e criar uma interligação global!

Essas conexões de fibra óptica são capazes de transmitir os mais diversos tipos de dados digitais.

Áudios, imagens, vídeos e mensagens de texto viajam milhares de quilômetros em velocidades que chegam até 26,2 terabits por segundo, conforme apontam os dados coletados pela TeleGeography em 2019.

Descubra mais curiosidades sobre os incríveis cabos de internet submarinos com o TecMundo!

1) Cabos de rede submarinos fazem 99% das comunicações transoceânicas

Os cabos de internet submarinos estão espalhados pelo mundo todo, sendo hoje o principal meio para levar e trazer informações digitais de forma rápida e segura entre diferentes países.

Estimam-se que há cerca de 1,4 milhões de quilômetros de cabos submarinos ativos até o começo do ano de 2023.

2) Os primeiros cabos submarinos surgiram na década de 1850

Mapa do telégrafo submarino em 1858.Mapa do telégrafo submarino em 1858.Fonte:  Wikimedia Commons 

Os cabos de rede submarinos são quase tão antigos quanto o telégrafo. Em 1854, houve a implementação dos primeiros cabos submarinos entre a Europa e a América do Norte.

No Brasil, a novidade chegou vinte anos depois, em 1874 com a instalação do cabo de rede submarino que ligava Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belém.

3) Os cabos costumam ter a largura de uma mangueira de jardim

Estrutura de um cabo de rede submarino.Estrutura de um cabo de rede submarino.Fonte:  TeleGeography/Captura de tela 

As conexões de fibra óptica são conhecidas por serem leves e pequenas. Cada cabo de internet submarino tem várias dessas conexões, que possuem menos de 3,5 cm de diâmetro.

Para garantir a proteção dos cabos, as camadas de vaselina, cobre, policarbonato, aço e polietileno vão aumentando conforme o cabo de rede submarino se aproxima das cidades litorâneas.

4) Há mais de 300 cabos de internet submarinos no fundo do mar

O lançamento de cabos de internet submarinos custa milhares de dólares.O lançamento de cabos de internet submarinos custa milhares de dólares.Fonte:  GettyImages 

Ao total, são 552 cabos de rede submarinos ativos no mundo. A instalação dessas conexões no fundo do mar necessita de uma embarcação apropriada para esse tipo de serviço, pois chegam a carregar 8500 toneladas de cabos de fibra óptica, operando por até 42 dias consecutivos em alto mar.

5) Pesca e ancoragem são os vilões dos cabos submarinos

Empresas marítimas devem se atentar aos cabos de internet submarinos.Empresas marítimas devem se atentar aos cabos de internet submarinos.Fonte:  GettyImages 

Os acidentes mais comuns com os cabos de internet submarinos se devem à atividade humana, como pesca e ancoragem de navios — responsáveis por dois terços dos problemas com a tecnologia submarina.

6) Antártida é o único continente sem cabos de rede submarinos

Os principais motivos da Antártida ser o único continente sem conexão de rede submarina são as baixas temperaturas da região e a constante movimentação das geleiras, dificultando o processo de implementação da tecnologia.

7) Há 4 pontos no Brasil que concentram os cabos de rede submarinos

Mapa interativo com todos os cabos submarinos do planeta.Mapa interativo com todos os cabos submarinos do planeta.Fonte:  Submarine Cable Map 

Os quatro centros brasileiros com maior densidade de conexões submarinas são Santos, Praia Grande, Rio de Janeiro e Fortaleza.

8) Centros tecnológicos têm densidade maior de cabos submarinos

O número de cabos de internet submarinos se dá pela necessidade de tráfego de informação digital, logo, os maiores centros industriais e comerciais do mundo são os locais com alta concentração de conexões de fibra óptica do globo.

Isso explica a quantidade de cabos submersos em localidades como Estados Unidos, Europa, Japão, Singapura, Taiwan e Hong Kong.

9) A profundidade em que os cabos submarinos estão pode variar

Exemplo de perfil do fundo do mar da rota do cabo transatlântico.Exemplo de perfil do fundo do mar da rota do cabo transatlântico.Fonte:  TeleGeography/Captura de Tela 

Seguindo o perfil do fundo dos oceanos e mares, a estrutura dos cabos de rede vai receber mais camadas de proteção, seja para aguentar a pressão aquática e/ou resistir a ataques de animais marinhos, como tubarão.

10) O custo dos cabos submarinos é extremamente caro

A responsabilidade sobre os cabos de rede submarinos são das operadoras de telecomunicações. Porém, o investimento é muito alto e, por isso, costuma ser feito em consórcio com empresas privadas, como Google, Facebook, Microsoft e Amazon.

Apesar da vida útil de um cabo submarino ser de 25 anos, é comum serem trocados antes do tempo, pois custa menos produzir um novo do que reparar um cabo antigo.

E aí, já conhecia algumas dessas curiosidades sobre cabos de internet submarinos? Continue navegando pelo TecMundo e leia as últimas notícias do universo da tecnologia!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.