Netflix: veja evolução do streaming em 25 anos

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Imagem: Reprodução | Netflix

A Netflix completou 25 anos de existência na última semana, lançando um vídeo especial que recapitula rapidamente sua história. No entanto, existem muitos detalhes nesse caminho que ficaram de fora do teaser. Como o Deadline comenta, a plataforma pode ter uma lista de fortes concorrentes atualmente, mas teve o mercado só para si por um longo tempo - mais de uma década.

O streaming do "Tu Dun" transformou os negócios de mídia e entretenimento, mudando a forma como consumimos filmes, séries, documentários e até jogos no dia a dia. Nessa publicação, vamos lembrar boa parte da história da Netflix, destacando momentos importantes da sua evolução.

A Fundação da Netflix

A empresa Netflix foi criada em 29 de agosto de 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph. O primeiro era CEO de uma empresa de software chamada Pure Atria, que comprou a Integrity QA, organização da qual o segundo era cofundador. No entanto, a Pure Atria foi vendida durante o "boom dos anos 1990" e, durante o tempo que ainda ia até o escritório, Randolph teve vontade de investir em uma nova startup.

As lendas contam que Hastings recebeu uma multa de US$ 40 por atraso na devolução do filme Apollo 13 na Blockbuster, que era a maior rede locadora no mundo, e se perguntou: "E se não houvesse multas por atraso?". No entanto, Marc Randolph confirma que a história real envolve muitas "chuvas de ideias" até que se desenvolveu um projeto relacionado ao aluguel de filmes em disco.

O primeiro escritório da Netflix era em uma antiga agência bancária dentro de um parque de escritórios em Scotts Valley, posteriormente sendo transferida para o condado de Santa Clara. Com um investimento inicial de US$ 1,9 milhão, a empresa contratou uma dúzia de pessoas para "tocar" os serviços de locação de DVDs com entrega e devolução via correios.

Sede da Netflix em Los Gatos. (Silicon Valley Guide)Sede da Netflix em Los Gatos. (Silicon Valley Guide)Fonte:  Sillicon Valley Guide | Showmetech 

Nos primeiros seis meses, o foco era construir um site de comércio eletrônico simples para facilitar a venda e aluguel dos DVDs - que acabou se tornando a essência da empresa no futuro.

Os primeiros passos da Netflix

Nos primeiros testes, Marc e Reed enviaram mídias para si mesmos pelos correios. As fitas VHS eram muito frágeis para o transporte e os DVDs ainda eram novidade no mercado, mas os últimos acabaram se tornando a melhor opção.

Com isso resolvido e a plataforma online funcionando, os serviços da Netflix começaram oficialmente em 14 de abril de 1998. A Netflix foi o primeiro portal de aluguel e vendas de DVDs online, com menos de 1.000 títulos disponíveis. E os primeiros 150 pedidos chegaram de uma só vez e travaram os servidores da empresa.

Envelopes enviados pela Netflix via correios. (Netflix)Envelopes enviados pela Netflix via correios. (Netflix)Fonte:  Netflix 

Netflix por assinatura

O primeiro ano de atividades foi difícil para a Netflix. Os custos eram altos e ela quase foi vendida para a Amazon em certo ponto. Porém, os fundadores acreditaram no seu negócio e, em 1999, lançaram seu primeiro plano de assinatura. O cliente pagava uma mensalidade e recebia três filmes por vez em envelopes vermelhos. Existia também um teste gratuito,  concedido ao convidar um amigo, através de um código, para a plataforma. “Podemos deixá-los ficar com os DVDs? Eles podem segurá-los o tempo que quiserem? E quando eles quiserem outro, nós o enviaremos de volta e o substituiremos. Não haverá datas de vencimento nem taxas atrasadas.”, explicou Randolph.

Site Netflix em 1999. (Computer History Museum)Site Netflix em 1999. (Computer History Museum)Fonte:  Computer History Museum | Showmetech 

A novidade somada à área para criar lista de filmes favoritos, mecanismo de recomendação e a comunidade criada por seu site atraíram cerca de 200.000 assinantes. Depois que abriu seu capital em 2002 e iniciou a oferta pública de ações na Nasdaq, a empresa cresceu rápido, chegando a 1 milhão de assinaturas em 2003, ano em que Marc Randolph saiu da empresa.

Nessa época, a Netflix também implementou o sistema de Perfis em seu site. Dessa forma,  cada membro da família poderia acessar seus filmes e séries favoritos utilizando uma conta única.

Sistema de recomendações no site da Netflix. (Netflix)Sistema de recomendações no site da Netflix. (Netflix)Fonte:  Netflix 

Investidores do Vale do Silício também injetaram US$ 100 milhões na startup e, à medida que a Netflix crescia, Hastings recrutou executivos-chave. Isso inclui Ted Sarandos, que no futuro se tornaria chefe de conteúdo e co-CEO.

Outro ponto curioso da história é que, antes de estourar, a Netflix quase foi vendida novamente por US$ 50 milhões. Dessa vez, a negociação era com a Blockbuster, que recusou o negócio (felizmente).

A chegada do streaming

O serviço de streaming, ou seja, a exibição de filmes de forma totalmente remota (sem esperar os correios) foi introduzida na Netflix em 2007. Na época, a novidade funcionava apenas em computadores com Internet Explorer e existia um limite de horas de streaming gratuito de acordo com os planos de assinatura de cada cliente.

Através de parcerias, a empresa expandiu seu serviço para outros eletrônicos como videogames, dispositivos Blu-ray, decodificadores de TV, Smart TVs e smartphones. A Netflix chegou no Canadá, América Latina, Caribe, Irlanda, Reino Unido, Países Nórdicos, Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo e Suíça nos anos seguintes, ultrapassando os 50 milhões de assinantes em 2014 — a chegada no Brasil ocorreu em 2011.

Por motivos de curiosidade, o primeiro conteúdo "Netflix Original" foi o stand-upBill Burr: You People Are All the Same“, lançado em 2012. Atualmente, o investimento em conteúdos originais é o principal foco da plataforma, com novidades exclusivas sendo lançadas — e canceladas — com bastante frequência.

A primeira produção "Netflix Original" da história. (Netflix)A primeira produção "Netflix Original" da história. (Netflix)Fonte:  Netflix 

Atualmente, a Netflix está presente em 190 países e oferece reprodução em mais de 30 idiomas. Em 2021, ela anunciou a marca de 200 milhões de assinaturas no mundo todo. Porém, a companhia passa por um momento de crise e perdeu usuários pela primeira vez em 2022.

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