Meta quer usar IA para consertar citações quebradas da Wikipédia

1 min de leitura
Imagem de: Meta quer usar IA para consertar citações quebradas da Wikipédia
Imagem: Shutterstock

Uma das fontes de consulta mais utilizadas na internet, mas às vezes pouco confiável, a Wikipédia pode estar recebendo uma ajuda preciosa da Meta, que propõe a utilização de uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial – a Sphere – para corrigir entradas da enciclopédia virtual. Atualmente, são folclóricos erros cometidos tanto por desconhecimento de pessoas bem-intencionadas, quanto edições claramente maliciosas.

A Sphere é uma ferramenta que usa banco de dados com mais de 134 milhões de artigos da web com o objetivo justamente de orientar plataformas que dependem de verificação contra fake news. O diferencial dessa IA é que, em vez dos mecanismos de busca tradicionais tipo Google, ela usa como fonte o inesgotável repositório de informações da web aberta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Meta/Divulgação.Fonte: Meta/Divulgação.Fonte:  Meta 

Como a Meta pretende corrigir a Wikipédia?

Na verdade, a Meta não está fazendo nenhum tipo de parceria com a Wikipédia. O projeto Sphere ainda se encontra em fase de pesquisa e não está implantado de nenhuma forma na enciclopédia multilíngue de elaboração colaborativa. No entanto, a gigante de Menlo Park vê o WikiProjeto como um excelente laboratório para sua megaferramenta de edição.

Como os editores humanos voluntários muitas vezes são insuficientes para dar conta do site, que recebe mais de 17 mil artigos por mês, a Meta desenvolveu o modelo de IA que promete escanear automaticamente citações em escala, para verificar sua precisão. A ferramenta até sugere citações alternativas, quando se depara com passagens com poucas fontes.

Para se ter uma ideia do que isso representa, basta lembrar que, ao avaliar citações da Wikipédia, seus editores o fazem unicamente com base no bom senso e na experiência. Mas, quando se trata da Sphere, a IA emprega o modelo de transformação "entendimento de linguagem natural" (NLU), que simula a estrutura de pensamento dos seres humanos. O objetivo é encontrar uma única fonte para verificar cada afirmação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.