Meta abre acesso a modelo de linguagem de inteligência artificial

1 min de leitura
Imagem de: Meta abre acesso a modelo de linguagem de inteligência artificial
Imagem: Meta

Na última terça-feira (3), a Meta, dona do Facebook, revelou que está abrindo acesso a um modelo de linguagem para aumentar a pesquisa na área de inteligência artificial. A companhia acredita que a possibilidade melhorará as habilidades dos pesquisadores e o entendimento sobre grandes modelos de linguagem.

Os grandes modelos de linguagem são sistemas de processamento de linguagem natural que usam grandes volumes de informação para gerar respostas ou outras informações. A Meta acredita que as restrições ao uso dessas categorias de modelo impedem o progresso da área.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O modelo "Open Pretrained Transformer (OPT-175B)" é o primeiro com 175 bilhões de parâmetros a ser disponibilizado para a comunidade de pesquisa de inteligência artificial — a versão disponível contará com modelos pré-treinados e o código para treiná-los. Segundo a Meta, o estudo da área é extremamente importante para o desenvolvimento de diversas tecnologias e serviços.

A Meta espera aumentar a diversidade de vozes que definem as considerações éticas das IA'sA Meta espera aumentar a diversidade de vozes que definem as considerações éticas das IA'sFonte:  Meta 

Comunidade de Inteligência Artificial

“Acreditamos que toda a comunidade de IA deve trabalhar em conjunto para desenvolver diretrizes claras sobre IA responsável e, em particular, sobre grandes modelos de linguagem responsáveis, dada sua centralidade em muitos aplicativos de linguagem downstream”, foi revelado em comunicado oficial.

De acordo com a companhia responsável pelo Facebook, o acesso ao grande modelo de linguagem estará disponível aos pesquisadores acadêmicos, organizações acadêmicas, pessoas filiadas ao governo, sociedade civil e laboratórios de pesquisa da indústria.

A inteligência artificial pode 'contrair' o viés e toxicidade dos seres humanos e, por isso, alguns estudiosos acreditam que a popularidade dos grandes modelos de linguagem pode piorar a situação e perpetuar preconceitos sociais, de raça ou de gênero.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.