Google vai pagar pelo uso de informações da Wikipedia

1 min de leitura
Imagem de: Google vai pagar pelo uso de informações da Wikipedia
Imagem: IB Photography/Shutterstock

A Wikimedia Foundation anunciou na terça-feira (21) que o Google pagará para utilizar, em seu buscador, as informações mais atualizadas e precisas disponibilizadas pela Wikipedia, por meio do serviço Wikimedia Enterprise. O valor do acordo não foi revelado.

Segundo a organização sem fins lucrativos, a gigante das buscas será um dos primeiros clientes da plataforma lançada no ano passado. O Enterprise funciona como uma espécie de versão premium da enciclopédia online, permitindo acessar conteúdos atualizados e em larga escala de forma mais eficiente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O serviço pago também oferece aos clientes a possibilidade de usar APIs mais adequadas para a exibição de conteúdos, atendendo às demandas específicas de cada assinante. Com a ferramenta, a Wikimedia quer evitar a distribuição de informações erradas, vindas de fontes não confiáveis e incompletas.

A enciclopédia online deverá ser citada como fonte nos "painéis de conhecimento" do buscador.A enciclopédia online deverá ser citada como fonte nos "painéis de conhecimento" do buscador.Fonte:  Shutterstock 

O Google utiliza os materiais da fundação de várias maneiras, como por exemplo para abastecer os painéis de conhecimento exibidos junto aos principais resultados das buscas, ao pesquisar por lugares, pessoas e objetos, entre outras coisas. Os painéis de informações para combater a desinformação em vídeos no YouTube também trazem dados obtidos da enciclopédia online.

Sem mudanças para o usuário comum

O acordo entre Google e Wikimedia Foundation para a utilização do serviço Enterprise não deve trazer nenhuma mudança para os usuários comuns, conforme o The Verge, a não ser uma provável maior citação da enciclopédia como fonte de informação nos resultados. Você poderá continuar acessando a Wikipedia gratuitamente, na versão atualizada por voluntários.

Além do Google, a entidade responsável pela enciclopédia online anunciou outro cliente para o Wikimedia Enteprise. Trata-se do Internet Archive, plataforma que mantém cópias de sites em um banco de dados, permitindo a visualização de páginas excluídas ou alteradas, bem como layouts antigos da web. Segundo a entidade, não haverá cobrança para o Internet Archive pela utilização do serviço.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.