Meta: nova IA consegue traduzir 200 idiomas em tempo real

1 min de leitura
Imagem de: Meta: nova IA consegue traduzir 200 idiomas em tempo real
Imagem: Meta

A Meta criou um modelo de Inteligência Artificial de código aberto capaz de traduzir até 200 idiomas em tempo real. O objetivo é criar uma ferramenta universal de tradução e, ao abrir o código, incentivar outras empresas a desenvolverem em cima do produto acelerando esse processo.

De acordo com especialistas, a qualidade dos modelos de tradução de línguas mais complexas, como Italiano e Alemão, fica bem abaixo da de plataformas comerciais. Por outro lado, a iniciativa da empresa de Mark Zuckerberg já contempla idiomas, até então, sem suporte em boa parte dessas ferramentas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Metaverso sem barreiras linguísticas

O projeto da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Meta é essencial para avançar na implementação de um metaverso onde o idioma não seja uma barreira para a comunicação entre os usuários.

Segundo o Professor Alexander Fraser, especialista em linguística computacional da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, o maior ganho da nova ferramenta é a coleta significativa de dados de mais de 100 realizações de linguagens menos estudadas.

A maioria das plataformas avançadas considera apenas realizações normativas. Isso deixa de fora praticamente todo o contexto da oralidade, já que a língua falada é um produto social em constante mudança e evolução.

Modelo de AI da Meta busca integrar realizações orais e contextualização aos algoritmos de tradução em tempo real.Modelo de AI da Meta busca integrar realizações orais e contextualização aos algoritmos de tradução em tempo real.Fonte:  Meta 


De acordo com Angela Fan, uma das cientistas do projeto da Meta, essa foi a principal motivação para o desenvolvimento da nova ferramenta. Introduzir instruções considerando marcas de oralidade contextualizadas, a tradução simultânea se torna mais efetiva e próxima da realidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.