Internet

Firefox ganha tradutor automático que funciona offline

A nova ferramenta do Mozilla Firefox utiliza recursos do próprio computador para traduzir textos, sem precisar recorrer ao processamento na nuvem

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

06/06/2022, às 11:30

Firefox ganha tradutor automático que funciona offline

Fonte:  Mozilla/Divulgação 

Imagem de Firefox ganha tradutor automático que funciona offline no tecmundo

O Firefox ganhou uma nova ferramenta de tradução que se diferencia das soluções dos navegadores concorrentes pela capacidade de funcionar offline. O recurso, revelado pela Mozilla na quinta-feira (2), já está disponível para download gratuitamente.

Batizada de Firefox Translations, a funcionalidade chega ao browser de código aberto por meio de uma extensão. Segundo a desenvolvedora, ela executa o processo de tradução baseado em aprendizagem de máquina localmente, no próprio dispositivo, sem a necessidade de recorrer ao processamento na nuvem, como faz o tradutor do Google Chrome.

Dessa forma, o novo tradutor do Firefox pode ser utilizado mesmo sem internet, ajudando a traduzir um documento importante caso a conexão caia, por exemplo. O mecanismo também se destaca por se tratar de uma solução mais segura, uma vez que os dados do usuário não precisam ser enviados para servidores durante o processo, mantendo a privacidade.

A ferramenta utiliza os recursos do próprio computador para realizar a tradução.A ferramenta utiliza os recursos do próprio computador para realizar a tradução.

A novidade faz parte do projeto Bergamota, iniciado em 2019 e financiado com recursos da União Europeia. A parceria da Mozilla com universidades do velho continente objetivava desenvolver uma ferramenta de tradução automática neural que pudesse operar inteiramente no PC do usuário, tornando-a totalmente privativa.

Extensão disponível para download

Neste primeiro momento, o tradutor offline do Firefox trabalha com uma quantidade limitada de idiomas, o que pode ser um problema para determinados usuários. Opções concorrentes, como o Google Tradutor, oferecem suporte a dezenas de línguas.

Conforme a Mozilla, o recurso é compatível, no momento, com os idiomas inglês, espanhol, alemão, estoniano, italiano, norueguês, búlgaro, tcheco e português. Mais alternativas serão adicionadas em breve, entre as quais islandês, persa e russo.

Para testar a função, basta baixar a extensão Firefox Translations na loja de complementos do navegador, lembrando que ela funciona exclusivamente no Firefox.



Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.