O que é e como utilizar o Google Tradutor

2 min de leitura
Imagem de: O que é e como utilizar o Google Tradutor
Imagem: Google

Entre as várias opções de serviços disponibilizados pelo Google, um dos mais usados certamente é o Google Tradutor. Seja no desktop ou no mobile, o recurso é capaz de ajudar bastante e em situações bem variadas, tendo em vista que ele pode traduzir facilmente palavras ou frases em qualquer idioma.

De acordo com informações presentes na rede, o sistema do tradutor é capaz de compreender conteúdos em mais de uma centena de idiomas, sejam eles palavras digitadas ou até mesmo uma página inteira da internet. Para realizar o seu trabalho, o Google Tradutor busca entre milhares de textos traduzidos por pessoas para garantir as melhores conversões por meio de um processo de inteligência conhecido como “statical machine translation” (ou “tradução automática estatística” em uma tradução literal).

(Fonte: Google/Reprodução)(Fonte: Google/Reprodução)Fonte:  Google 

Com esse sistema, nos últimos tempos a ferramenta foi capaz de aprender e adaptar de maneira mais prática algumas expressões idiomáticas, mas é preciso tomar cuidado: línguas pouco usuais talvez não apresentem uma tradução tão precisa em casos mais específicos (há uma chance de que algo traduzido do português para o romeno, ou mesmo para o japonês, não apresente um resultado 100% confiável), mas ainda assim você poderá entender o conteúdo desejado.

E como eu uso o Google Tradutor?

Você pode usar o Google Tradutor diretamente do seu navegador quanto no aplicativo que está disponível para dispositivos móveis (este, inclusive, consegue até traduzir conteúdo dentro de outros apps fora do seu idioma padrão). Confira um pequeno guia para a versão de desktop a seguir:

  • Acesse a página do Google Tradutor utilizando este link.
  • Assim que a página for carregada, você vai visualizar duas caixas: a da esquerda é a que você coloca o texto que deseja traduzir, e assim que o processo for concluído o resultado será exibido na caixa que está do lado direito. Apenas lembre-se de respeitar o limite de cinco mil caracteres por vez, o que for incluso em excesso não será considerado.

(Fonte: Google Tradutor/Reprodução)(Fonte: Google Tradutor/Reprodução)Fonte:  Google Tradutor 

  • Apesar de o sistema tentar detectar o idioma digitado (ou colado) na primeira área, você pode deixar a tradução ainda mais precisa indicando na caixa que aparece na linha do "Detectar Idioma". Para isso, basta clicar na setinha e encontrar a opção desejada.

(Fonte: Google Tradutor/Reprodução)(Fonte: Google Tradutor/Reprodução)Fonte:  Google Tradutor 

  • Caso queira, também existe a possibilidade de traduzir um documento inteiro. Basta clicar no botão "Documentos" e, na sequência, selecionar o arquivo armazenado no seu computador para que o Google Tradutor realize sua função.

(Fonte: Google Tradutor/Reprodução)(Fonte: Google Tradutor/Reprodução)Fonte:  Google Tradutor 

Por fim, você também pode traduzir uma página inteira copiando o link desejado na primeira caixa, ou até mesmo clicando com o botão direito no site em outro idioma e selecionando a opção de tradução, caso esteja utilizando o Google Chrome como navegador.

Por falar em Google Tradutor, ele também permite que você faça tradução por voz em tempo real. Tal opção está disponível no aplicativo, tanto na versão para Android quanto para iOS.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.