Vivaldi critica Microsoft por forçar Edge como navegador padrão

1 min de leitura
Imagem de: Vivaldi critica Microsoft por forçar Edge como navegador padrão
Imagem: Vivaldi

O CEO da desenvolvedora que mantém o navegador Vivaldi e criador do Opera, Jon von Tetzchner, criticou duramente as atitudes da Microsoft para fazer com que os usuários não troquem o browser padrão e utilizem o Edge para navegar na internet no Windows 11 e Windows 10.

Em uma postagem no blog do Vivaldi, o executivo relembra que essa é uma prática anticompetitiva clássica da companhia, que fazia algo parecido com o Internet Explorer e foi até investigada por suspeita de monopólio na década de 1990, mas parecia ter aprendido a lição e reduzido essas malandragens.

Entretanto, mensagens que aparecem no Windows e "sugerem" que você não utilize outro navegador a não ser o Microsoft Edge, em especial o "tão 2008" Google Chrome, irritaram von Tetzchner e o motivaram a escrever a publicação.

Algumas das tentativas para impedir a troca.Algumas das tentativas para impedir a troca.Fonte:  Vivaldi 

Atitudes "desesperadas"

Ao buscar pelo Vivaldi e tentar fazer a troca, ele também sentiu algumas barreiras, incluindo um recado de que "não há necessidade de baixar" outro navegador. "As ações da Microsoft parecem desesperadas. E familiares. Está claro que eles não querem você usando outros navegadores", diz o CEO, acusando a marca de monopólio.

"Eles até oferecem pagar a você para usar o browser a partir do Microsoft Rewards. Esse não é o comportamento de uma empresa confiante que desenvolve um navegador superior. É o comportamento de uma empresa abertamente abusando da sua posição de poder para empurrar pessoas ao uso do seu produto inferior, simplesmente porque ela pode", explica.

O anúncio que tenta convencer o usuário nos últimos instantes.O anúncio que tenta convencer o usuário nos últimos instantes.Fonte:  Vivaldi 

Na conclusão, von Tetzchner ainda pede que usuários igualmente irritados espalhem as críticas pelas redes sociais e enviem reclamações formais para autoridades reguladoras caso sejam dos Estados Unidos ou Europa. Recentemente, a Microsoft reconheceu que realiza algumas dessas atitudes e até facilitou troca de navegador padrão no Windows 11.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.