Microsoft facilita troca de navegador padrão no Windows 11

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft facilita troca de navegador padrão no Windows 11
Imagem: Shutterstock

Mostramos ontem (2) aqui no TecMundo algumas novidades introduzidas pela Microsoft na nova Build 22509, presente no Dev Channel com o objetivo de atender a diversos feedbacks dos Insiders. Uma das alterações mais esperadas diz respeito à insistência em manter o navegador Edge como padrão, chegando ao ponto de dificultar a troca para outros browsers, procedimento que a própria empresa de Redmond considerou "redirecionamento impróprio".

Após receber uma avalanche de reações e críticas de outros fornecedores de navegadores, a Microsoft parece ter assimilado o feedback negativo, que veio também de inúmeros usuários insatisfeitos, e decidiu mostrar alguma empatia. Nesse sentido, a build 22509 traz uma nova opção “Definir padrão” nas configurações de aplicativos padrão, que foi objeto de uma postagem no Twitter, feita pelo especialista da Microsoft Rafael Rivera. Veja abaixo:

O que mudou na seleção de navegador?

Como é possível observar nas imagens do controle deslizante "Antes" e "Depois" da build, a nova opção "Definir padrão" agora funciona automaticamente para arquivos .htm e .html, embora ainda não selecione integralmente todos os tipos de arquivo para outro navegador escolhido como o padrão. Isso significa que os usuários continuarão tendo que alterar manualmente outros conteúdos como PDF, SHTML, SVG, WEBP, XHT, XHTML e FTP.

No entanto, é preciso ponderar que essas mudanças representam um primeiro passo para uma transição mais adequada. Sem contar que as compilações que chegam ao Dev Channel não estão necessariamente vinculadas a uma versão estável do sistema operacional. Portanto, não é garantido quando as alterações chegarão, ou mesmo se estarão disponíveis para o público algum dia.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.