Google permite retirar fotos de menores dos resultados de busca

1 min de leitura
Imagem de: Google permite retirar fotos de menores dos resultados de busca
Imagem: StockSnap

A Google lançou um novo recurso de segurança que permite solicitar a retirada de fotos de menores de idade dos resultados de busca do site. A ferramenta foi anunciada em conjunto com outras medidas de segurança para crianças e adolescentes em agosto deste ano, mas só agora está disponível.

Os interessados devem acessar esta página, enviar os URLs das imagens que desejam remover da pesquisa e os termos de busca que trazem essas imagens. Além do nome e a idade do menor, o nome e parentesco do indivíduo que pode estar agindo em seu lugar — como o pai ou um guardião.

Ainda não é possível saber quais serão os critérios adotados pelo Google, mas a empresa disse que retirará todas as imagens solicitadas — as únicas exceções são quando a imagem possui interesse público ou dignidade de notícia.

(Fonte: Firmbee.com/Pexels/Reprodução)(Fonte: Firmbee.com/Pexels/Reprodução)Fonte:  Pexels 

Outra questão é que a empresa só aceitará os pedidos feitos para pessoas que ainda não possuem 18 anos. Se você, tendo mais de 18 anos, quiser deletar imagens suas enquanto menor de idade, a empresa não aceitará — visto que é mais fácil comprovar a sua idade atual do que a idade em uma imagem. O Google ainda enfatiza que retirar as suas fotos dos resultados de busca não a excluem da internet, mas já é um passo importante a ser dado.

A Google também oferece outros caminhos para solicitar a remoção de outros tipos de conteúdos prejudiciais, como imagens explícitas não consensuais, pornografia falsa (ou manipulada), dados financeiros ou médicos, e dados privados incluindo endereços residenciais e número de telefone. É possível acessar essas informações neste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.