Google promete conteúdo seguro e menos anúncios para menores

2 min de leitura
Imagem de: Google promete conteúdo seguro e menos anúncios para menores
Imagem: Google

O Google anunciou nesta terça-feira (10) uma série de novas políticas e atualizações destinadas a todos os menores de 18 anos que utilizam suas plataformas. A empresa de Mountain View garante que tem "compromisso de criar produtos que sejam seguros por padrão, privados por design e que coloquem as pessoas no controle".

A partir de agora, a dona do maior buscador do mundo promete um bloqueio na segmentação de todos os seus anúncios, com base na idade, sexo ou interesses de pessoas menores de 18 anos. A empresa anunciou que irá desativar o histórico de localização de todos os seus usuários crianças e adolescentes no mundo, e também que ativará filtros de pesquisa segura para essa faixa de idade.

Também será possível aos jovens remover suas imagens dos resultados em buscas do Google. A empresa explica que a opção não remove tais imagens da web, porém. Mas a companhia acredita que a medida dará aos usuários mais controle sobre suas fotos online.

No YouTube, nas próximas semanas, será possível selecionar opções privadas para o envio de vídeos por contas de usuários de 13 a 17 anos. A companhia também destaca o SafeSearch no Assistente, que deverá impedir que conteúdo adulto seja exibido para menores de idade.

O mesmo SafeSearch, ativado por padrão para usuários menores de 13 anos pelo Family Link, também será um padrão para usuários com menos de 18 anos e adolescentes. A ideia também inclui impedir que conteúdo impróprio seja visto pelos menores.

Aperfeiçoando controles para crianças e adolescentes

Fonte: Bermix Studio/UnsplashFonte: Bermix Studio/UnsplashFonte:  Bermix Studio/Unsplash 

Pressionadas por legisladores do mundo inteiro, as principais plataformas online têm se movimentado para tentar diminuir o impacto dos seus sites na vida dos usuários mais jovens que, com a pandemia, ficaram ainda mais expostos em questões como privacidade, segurança e bem-estar.

Reconhecendo essa nova realidade, a gerente-geral do Google para crianças e famílias, Mindy Brooks, afirma que que o Google pretende ir além de cumprir as regulamentações legais, e "desenvolver experiências de produto consistentes e controles de usuário para crianças e adolescentes em todo o mundo”.

Sobre o importante papel da coleta de dados na funcionalidade e utilidade de seus produtos, o Google quer que as crianças e adolescentes conheçam quais informações podem ser coletadas, o motivo e a forma como são usados. Os novos recursos implantados pretendem orientar jovens e pais e estarão disponíveis no mundo inteiro nos próximos meses.

Uma dessas mudanças obrigará aos aplicativos a divulgação de detalhes sobre como usam os dados. Essas informações serão compartilhadas com os pais, para que decidam se os títulos são ou não adequados para seus filhos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.