15 dicas para ajudar a aumentar o seu Serasa Score

4 min de leitura
Imagem de: 15 dicas para ajudar a aumentar o seu Serasa Score
Imagem: Serasa
Avatar do autor

O Serasa Score – também conhecido como score de crédito – é um sistema de pontuação de consulta gratuita que indica para o mercado a sua “saúde” como devedor. A numeração vai de 0 até 1.000 e, quanto maior o número, maiores são as chances de que determinado perfil consiga pagar todas as suas contas de forma correta nos próximos 12 meses.

Essa é uma ferramenta importante que auxilia no processo de concessão de crédito (para empréstimo, financiamento e cartões) e na realização de negócios. Afinal, pontuações altas no Serasa Score indicam maior confiança para o credor e por isso, bancos e financeiras costumam ficar de olho no score dos clientes.

Com isso em mente, um dos maiores desejos dos consumidores é aumentar a sua pontuação para conseguir a concessão de crédito que precisa para seus projetos. Esse é um assunto bastante procurado e por isso resolvemos criar este guia com as 15 dicas que podem ajudar você a aumentar o seu Serasa Score.


1. Entenda como a pontuação é calculada

Entenda o que é levado em conta para o cálculo do seu Serasa Score. (Fonte: Serasa/Reprodução)Entenda o que é levado em conta para o cálculo do seu Serasa Score. (Fonte: Serasa/Reprodução)Fonte:  Serasa 

Compreender como é calculado o seu score é fundamental para aumentá-lo. Você sabia que a sua pontuação é influenciada pelos dados cadastrais fornecidos, negativações no mercado e outros fatores importantes?

Vale a pena consultar o seu Serasa Score agora mesmo e entender como ele é calculado.

2. Conheça o que NÃO aumenta o seu score

Além de entender o que é considerado para a composição da sua pontuação, é importante compreender o que não é levado em conta. Colocar o CPF na nota fiscal, por exemplo, não influencia no seu score de crédito. Aumentar a renda é outro fator que não impacta no cálculo de sua nota na plataforma.

3. Mantenha seus dados atualizados

Uma das formas mais básicas e fáceis de aumentar o seu score de crédito é manter os seus dados atualizados junto ao Serasa. Afinal, dessa forma você demonstra que está comprometido a manter uma comunicação eficiente com as empresas, caso precise ser procurado.

Portanto, caso aja alguma mudança de nome, endereço ou de número de celular, tenha certeza de que o seu cadastro está atualizado.

4. Pague as contas sempre em dia

Pode parecer óbvio, mas pagar as contas até a data de vencimento é muito importante para aumentar as chances de o seu score subir. Um atraso de um ou dois dias pode até não negativar o seu nome, mas pode prejudicar a sua pontuação – além de gerar multas e juros.

Se você não está conseguindo pagar as suas contas na data de vencimento, considere a possibilidade de alterar o dia que as suas contas vencem.

5. Mantenha o nome limpo na praça

Manter o nome limpo pode ajudá-lo a aumentar a sua pontuação do Serasa Score. (Fonte: Serasa/Reprodução)Manter o nome limpo pode ajudá-lo a aumentar a sua pontuação do Serasa Score. (Fonte: Serasa/Reprodução)Fonte:  Serasa 

Outro fator que pode prejudicar bastante a sua pontuação no Serasa Score é a existência de dívidas ativas. Portanto, se você tem pendências financeiras atrasadas, a recomendação é negociá-las e providenciar o pagamento delas o quanto antes.

Lembre-se de que as empresas podem saber se você será um bom pagador.

6. Não empreste o nome para ninguém

Qualquer conta contratada em seu nome – seja uma fatura de luz ou água, até um empréstimo ou financiamento – acabam refletindo no cálculo da sua pontuação. Na hipótese de inadimplência ou atraso no pagamento, o seu score poderá ser penalizado.

7. Utilize o Cadastro Positivo

Para ajudar os consumidores, o Serasa oferece um serviço chamado Cadastro Positivo. Essa ferramenta permite que as empresas coletem dados positivos dos clientes (como regularidade no pagamento) e não somente os pontos negativos.

Assim, mantendo o seu cadastro atualizado você estará ajudando as empresas a enxergarem o seu perfil com bons olhos.

8. Programe os seus gastos

Dica básica de planejamento financeiro, mas que é seguida por poucas pessoas. Quando há previsibilidade nos gastos, você diminui a chance de atrasar as contas ou ficar sem dinheiro para quitar os seus débitos.

9. Evite gastos desnecessários

Como consequência do seu planejamento, os gastos necessários tendem a desaparecer do orçamento. Porém, é sempre bom lembrar que é nessa área que muitas famílias acabam entrando em situações bem complicadas de sair.

10. Pague o valor total das suas faturas

Além de contar com juros altíssimos, pagar o mínimo da fatura do cartão não ajuda o aumento dos seus pontos. (Fonte: Serasa/Reprodução)Além de contar com juros altíssimos, pagar o mínimo da fatura do cartão não ajuda o aumento dos seus pontos. (Fonte: Serasa/Reprodução)Fonte:  Serasa 

Optar pelo pagamento mínimo da fatura transmite a mensagem de que você não está conseguindo manter seus compromissos financeiros, o que obviamente não é um bom indicador para aumentar o seu score de crédito. Os juros altíssimos dessa modalidade representam outro motivo importante para evitar essa prática.

11. Evite compras parceladas

Comprar tudo em 12 vezes pode ser uma “mão na roda” para adquirir alguns produtos, mas acaba favorecendo o descontrole financeiro e ainda pode prejudicar o Serasa Score.

12. Mantenha uma boa relação com as empresas

As empresas que concedem crédito valorizam clientes fiéis. Por isso, uma dica importante é manter uma boa relação com as companhias com quem você se relaciona, sempre construindo uma relação amistosa e duradoura.

13. Consulte o seu score regularmente

O score é um número dinâmico e que pode mudar a qualquer momento. Portanto, é importante ficar de olho sobre como cada nova atitude pode impactar a sua pontuação, reforçando aspectos positivos e desencorajando os negativos.

14. Tenha paciência

Porém, apesar de ser recomendado olhar com regularidade o seu score, é preciso ter paciência. Pode demorar alguns dias até que a sua pontuação seja atualizada depois que um novo hábito financeiro foi estabelecido. Portanto, tenha paciência!

15. Conheça o Score Turbo

O Serasa Score Turbo pode acelerar o aumento da sua pontuação. (Fonte: Serasa/Reprodução)O Serasa Score Turbo pode acelerar o aumento da sua pontuação. (Fonte: Serasa/Reprodução)Fonte:  Serasa 

Por fim, a nossa última dica tem relação ao Score Turbo, uma ferramenta da Serasa que ajuda a aumentar a sua pontuação de forma rápida, especialmente para aqueles que já estão endividados. Vale a pena conhecer essa funcionalidade que pode mostrar na hora para quanto vai a sua pontuação depois de pagar as dívidas.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.

Fontes