Morre Aleksandar Mandic, um dos pioneiros da internet no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Morre Aleksandar Mandic, um dos pioneiros da internet no Brasil
Imagem: YouTube/Reprodução

Nesta quinta-feira (6), morreu Aleksandar Mandic, um dos pioneiros da internet no Brasil. Ele foi um empreendedor no setor de telecomunicações e um dos primeiros a explorar a internet comercialmente no Brasil já na década de 1990. Seu filho, Axel Mandic, confirmou o falecimento do pai nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.

Mandic foi executivo da Siemens antes de fundar a Mandic BBS (bulletin board system), que nasceu antes mesmo da internet propriamente dita estrear no país. O serviço, que acabou sendo transformado em um provedor de acesso, permitia inicialmente a conexão do computador via telefone.

A empresa, que anos depois foi vendida, antecedeu ainda a Mandic Internet S.A., cujo capital veio da GP Investimentos em 1996. Anos depois, em 2000, Mandic foi sócio-fundador e vice-presidente do provedor de internet iG (Internet Group). O iG se tornou uma empresa popular entre os usuários por oferecer um serviço gratuito de internet.

Segundo pessoas próximas, Mandic aguardava um transplante de medula óssea para o tratamento de leucemia. Em 2020, ele ficou internado após contrair covid-19. Ele era presidente da WiFi Magic, empresa fundada em 2013 e que oferecia um "aplicativo repositório" gratuito com redes Wi-Fi de locais públicos.



Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.