Wikipédia volta ao ar na Turquia após quase três anos proibida

1 min de leitura
Imagem de: Wikipédia volta ao ar na Turquia após quase três anos proibida

A Wikipédia está funcionando novamente na Turquia depois de um banimento que durou quase três anos. Desde maio de 2017, máquinas com IP relativo ao território do país eram impedidas de abrir a enciclopédia livre mais famosa da internet.

Tudo começou quando a Wikipédia recebeu críticas do governo do governo turco por não tirar do ar uma informação que alegava uma aliança entre as autoridades e grupos militantes terroristas. Em resposta, o país fez o bloqueio, tornando necessário o uso de uma VPN para acessar o serviço. Em outras ocasiões, serviços como o Twitter e várias outras redes sociais também foram banidas, mas por bem menos tempo.

A proibição terminou após uma decisão da Corte Constitucional da Turquia, que julgou o bloqueio como algo inconstitucional após um pedido da própria wiki ao órgão e também à Corte Europeia de Direitos Humanos. Horas depois da decisão, tomada nesta quarta-feira (16), o acesso foi restabelecido no país e comemorado pela Wikimedia Foundation, responsável pelo site.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.