Turquia bloqueou acesso de cidadãos ao Twitter, Facebook e WhatsApp

1 min de leitura
Imagem de: Turquia bloqueou acesso de cidadãos ao Twitter, Facebook e WhatsApp

O site TurkeyBlocks, gerido por turcos que relatam todos os bloqueios feitos pelo governo no que toca ao acesso à internet, soltou um alerta avisando que redes sociais e aplicativos mensageiros, como Facebook, Twitter e WhatsApp, estavam fora do ar.

"A rede de monitoramento TurkeyBlocks detectou restrições de acesso para várias redes sociais, como Facebook, Twitter e YouTube na Turquia, entre a manhã de sexta até o momento", diz o site.

A rede também alertou que serviços como WhatsApp, Skype e Instagram também não estão funcionando para cidadãos turcos. De acordo com o site, o bloqueio tem relação com a prisão de 11 líderes opositores do partido político local HDP.

No mês passado, a Turquia bloqueou acesso ao Google Drive, Dropbox, OneDrive e GitHub na tentativa de conter o vazamento de emails do ministro de Energia e Recursos Naturais, Berat Albayrak.

Como navegar sob bloqueios

Na Turquia, no Brasil ou em qualquer lugar no mundo, caso a internet seja cerceada pelo governo, o usuário tem uma saída: túneis VPN. A navegação via VPN permite que você continue acessando todos os serviços e não seja censurado — ou vigiado por redes. Para saber como navegar via VPN, clique aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.