GIMP: faça uma montagem de suas fotos com uma fita adesiva!

2 min de leitura
Imagem de: GIMP: faça uma montagem de suas fotos com uma fita adesiva!

Personalizar e juntar aquelas fotos que você gosta para enfeitar seu álbum de rede de relacionamento como Orkut, seu fundo de tela ou presentear alguém não é algo tão difícil.

Este tutorial vai ensiná-lo a juntar as suas fotos no GIMP e aplicar um efeito semelhante a uma fita adesiva sobre as imagens, dando a impressão de uma colagem feita à mão!

Para começar, vamos criar o pedaço de fita adesiva, abra um novo arquivo com o tamanho 300x100pixels.

Crie uma nova imagem com 300x100pixels

Em seguida, crie uma nova camada, que deve ser transparente.

Crie uma nova camada transparente

Na nova camada, com a Ferramenta de Vetores, desenhe a fita adesiva. Note que a imprecisão do corte a deixará com aspecto mais verdadeiro. Clique em cada local que desejar adicionar um novo ponto, e quando terminar tecle Enter para que a seleção criada feche.

Desenhe a fita adesiva com a ferramenta de vetores

Agora, com a ferramenta balde e a cor de preenchimento preta, pinte a fita adesiva.

Pinte a fita adesiva de preto

Aplique um efeito de desfoque no pedaço da fita adesiva, clicando na opção Borrão de Movimento no menu Desfocar nas opções de Filtro. No tipo de borrão, deixe marcada a opção “Linear”, e nos parâmetros mantenha os números abaixo de dez. Este efeito leve ajudará a dar aspecto de realidade à fita adesiva.

Aplique efeito de desfoque na fita adesiva

Na barra de navegação de camadas, altere a opacidade da fita adesiva, para deixá-la transparente, com aspecto verdadeiro. Deixe o valor abaixo de 30%.

Altere a opacidade da camadaA fita adesiva ficará transparente

Agora que finalizamos a fita adesiva, vamos fazer a montagem com suas fotografias. Abra um novo arquivo com um tamanho padronizado, como 1024x768pixels, por exemplo, que é uma das opções de modelo.

Crie uma nova imagem

Em seguida, clique em Abrir como Camadas, no menu Arquivo. Esta opção abre várias imagens dentro do mesmo arquivo do GIMP.

Clique em Arquivo e Abrir como camadas

Selecione suas imagens escolhidas para a colagem, e todas serão abertas. Suas imagens ficarão em diferentes camadas, e você pode alterá-las clicando sobre sua camada na barra de navegação de camadas. Utilize as ferramentas Mover, Redimensionar e Rotacionar para posicionar suas fotografias na montagem.

Utilize as ferramentas de mover, redimensionar e girar

Após montar suas imagens da forma que deseja, chegou o momento de inserir a fita crepe. Com os dois arquivos abertos no GIMP, clique, na barra de navegação de camadas, sobre a camada da fita adesiva, e arraste-a sobre a imagem com sua colagem.

Arraste a camada da fita adesiva sobre as imagens

Na barra de navegação de camadas, arraste a camada da fita adesiva acima de todas as outras camadas das imagens, para que a fita fique por cima das fotografias.

Arraste a camada da fita para acima das camadas das imagens

Utilize também as ferramentas Mover, Redimensionar e Rotacionar para posicionar a fita adesiva.

Posicione a fita adesiva

Finalmente, duplique a camada da fita adesiva e utilize as ferramentas Mover, Redimensionar e Rotacionar para posicioná-las.

Posicione as fitas adesivas onde quiser entre as fotos


Insira quantas fitas adesivas desejar e posicione onde quiser entre as fotos, está pronta a sua colagem!

Está pronta a sua colagem!

Espero que tenham gostado do tutorial! Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.