Usando os templates natalinos do Google Docs

6 min de leitura
Imagem de: Usando os templates natalinos do Google Docs

Com a chegada do Natal o Google Docs resolveu disponibilizar 15 novos templates (modelos pré-feitos de arquivos) com temas relacionados ao feriado mais esperado do ano, possibilitando a seus usuários criarem convites, etiquetas, cartões, newsletters, questionários, listas de compras e até mesmo uma espécie de pintura, e tudo isso, claro, no maior espírito natalino.

Porém há um pequenino problema: está tudo em inglês! E agora? Calma, nada tema. A função deste tutorial é ajudar você a usar os novos templates do Google Docs sem maiores problemas. Então vamos começar, afinal, não podemos deixar o bom velhinho esperando!


Mudando o idioma do Google Docs



Se o seu Google Docs está configurado para ser apresentado em “Português (Brasil)”, mude-o imediatamente para “English (US)” ou “English (UK)", para isso basta ir em “Configurações” (canto superior direito da tela) e depois em “Idioma” para realizar a referida troca. Feito isso clique em “Salvar” e pronto!

goc1

goc2

goc3



Você deve estar se perguntando a razão pela qual essa mudança se faz necessária, certo? Simples: a opção Templates não existe em português, pois quem os faz (muitas vezes são os próprios usuários), os faz em inglês. Logo, enquanto não forem feitos Templates em português, esta opção não estará disponível.


Como se faz para selecionar uma template?

Finda a troca de idiomas, clique em “New” e depois em “From template...” para que uma nova janela/aba seja aberta, contendo a lista com todos os templates disponíveis.

goc4


Os 15 primeiros itens da lista são os templates com temas natalinos, para visualizá-los, basta clicar em “Preview”, mas caso queira partir direto para a edição, clique em “Use this template” (usar este modelo).

goc5



Categorias

Para efeito didático, os templates serão divididos em “categorias”, para depois disso, receberem uma descrição. Vamos a eles!

Questionários

Estes questionários têm por finalidade obter informações específicas sobre aqueles que o forem responder, sendo assim necessário que eles sejam devolvidos para quem os enviou. Cada um tem um determinado tipo de perguntas, mas é possível alterá-las e até mesmo adicionar outras, fazendo assim com que seu questionário fique do jeito que você precisa (não sendo, então, obrigatório manter as questões pré-definidas).

São quatro os questionários disponibilizados:

  1. Company Holiday Party : Além de um questionário ele é um convite, suas perguntas são do tipo “Trará convidado?”, “Você é vegetariano?”;
  2. Christmas Wish List: É uma lista de pedidos de Natal, sua função é saber quais presentes quem respondeu deseja ganhar, seguida de uma pergunta se a pessoa foi boa ou má durante o ano;
  3. Christmas Wish List (Candy Cane Theme): Igual à anterior, mudando somente as figura para balas bengala;
  4. Collecting Mailing Addresses (Snowflake Theme): Este aqui é basicamente uma ficha de cadastro com flocos de neve! Pergunta desde nome até endereço e telefones.


Convites

Além de servirem como convites, estes templates podem se tornar cartões de natal (ou qualquer outra coisa que você consiga imaginar), para tanto, basta apagar o que foi previamente escrito e criar sua mensagem de final de ano.

  1. Party Invitation (Snowflake Theme): Convite para festa de Natal, com o desenho de flocos de neve, que especifica o local, a data, etc;
  2. Party Invitation (String of Lights Theme): Igual ao anterior, muda somente o desenho para o de luzes de árvore de natal;
  3. Party Invitation Card (Reindeer Theme): Um belo cartão de Natal com o desenho de uma Rena, basta fazer as alterações necessárias e imprimir;
  4. RSVP Form for a Holiday Party (Lights Theme): Convite para festa de Natal com o desenho de luzes de árvore de Natal.
  5. Secret Santa: convite para uma festa de “amigo secreto”;

Etiquetas

  1. Avery Gift Tag Label, Chimney Santa, 30 per sheet: Ótimo para imprimir e colar nas embalagens dos presentes, cada folha impressa rende 30 etiquetas. Contém o desenho de um Papai Noel entalado em uma chaminé;
  2. Avery Address Label, Snowman, 20 per sheet: O modelo original está mais para um cartão de visitas, mas pode-se alterá-lo se quiser, ou mesmo fazer a mesma coisa feita com o template anterior. Rende 20 etiquetas por folha e contém o desenho de um boneco de neve.

Outros

  1. Video Christmas Card: Cartão de Natal com vídeo. Coloque o vídeo que quiser e mande para seus entes queridos, mas caso queria usá-lo como cartão de Natal e imprimi-lo, basta retirar o vídeo do cartão;
  2. Holiday Gift Shopping List: Uma lista de compras que soma o valor gasto com os presentes no final da tabela;
  3. Holiday Newsletter (Snowflake Theme): Este é para quem tem talento como jornalista. Use-o para fazer seu próprio boletim informativo (com o desenho de flocos de neve enfeitando) sobre fatos relacionados ao Natal;
  4. Spreadsheet Art Canvas: O último dos templates é aquele que exige mais imaginação, criatividade e paciência, pois se trata de uma tela de pintura. Ao invés de pincel e tinta, você deverá usar o ponteiro do mouse para pintar quadrado a quadrado da tabela e fazer um belo desenho.


Não sei falar inglês, mas gostei de um dos templates, como faço para usá-lo?

É fácil, primeiramente escolha qual template você quer e depois clique em “Use this template”, como exemplo, usaremos o “Christmas Wish List”. Veremos agora, como se faz para editar este arquivo.


Fazendo as mudanças desejadas


Após selecionar o template e clicar em “Use this template”, aparecerá uma tela de edição igual a esta:

goc7



As opções que você vê no topo do formulário são auto-explicativas, mas como nem todos sabem inglês, lá vai a tradução (da esquerda para a direita): “Acrescentar uma pergunta” (mais detalhes sobre suas opções em “Editando uma pergunta”), “Mandar este formulário por e-mail”, “Ver as respostas [Resumo] [Tabela]”, “Mais ações [Pegar código HTML para colocar este formulário em meu blog/site] [Editar confirmação de recebimento de resposta]” e “Salvar”.


Os dois primeiro campos do formulário (título e descrição) são obrigatórios, apesar de editáveis. Já os seguintes, em contrapartida, podem ser excluídos (além de ser editados como você quiser).

goc8



Agora repare que o cursor do mouse vira uma espécie de “cruz com pontas” quando você o posiciona em cima de uma pergunta, isso significa que é possível trocar a ordem daquela pergunta.

goc9



Na imagem acima, podem-se ver três figuras que irão nos interessar: um lápis, dois quadrados sobrepostos e uma lixeira. Clicando no lápis será possível editar aquela pergunta, os quadrados a duplicarão e a Lixeira apagará a questão.


Editando uma pergunta


Após clicar no lápis aparecerão campos nos quais será possível alterar a pergunta. O primeiro é a pergunta em si, o segundo uma explicação sobre ela, o terceiro refere-se ao tipo de resposta exigida pela questão, já o quarto campo muda de acordo com o tipo de resposta escolhida. Ao lado de “Done” (terminado) existe a opção de fazer com que aquela pergunta seja de resposta obrigatória.

goc10

Os tipos de respostas são respectivamente:

  • Linha de texto: resposta curta;
  • Caixa de texto: resposta longa;
  • Múltipla escolha: deve-se escolher uma resposta entre várias opções (definidas por você);
  • Caixas de marcação: parecida com a de múltipla escolha, mas nessa a pessoa pode escolher quantas respostas quiser;
  • Lista de escolhas: basicamente igual à de múltipla escolha, o que as diferencia é que a lista ocupa apenas uma linha no formulário (deve ser usada no caso de existirem muitas opções);
  • Escala: igual àquela da última questão de Christmas Wish List. Pode-se escolher se ela será de 1 a 10 ou de 1 a qualquer outro número (menos o 2). É possível escrever o que representa 1 e o que representa a “nota” máxima, por exemplo, 1 equivale a “Muito chato” e 10 a “Muito legal”.


Vejam agora como era antes e como ficou depois:


Antes


goc6

Depois

goc11

Como insiro imagens em um template?

Em arquivos do tipo “Documents” (ícone azul ao lado da imagem de amostra), basta selecionar “Insert”, clicar em “Picture...”, decidir entre uma imagem do seu computador, ou uma da internet, e então escolher qual imagem será colocada. Depois é só clicar em “Insert” e pronto!

goc12

goc13

E como se insere um vídeo?

Arquivos da categoria “Presentations” (ícone vermelho ao lado da imagem de amostra) podem ter vídeos anexados junto ao texto, para tanto, selecione “Insert” e depois “Video”. Ou então clique no botão direito do mouse, e em “Insert” selecione “Video”. Uma janela será aberta e você deverá pesquisar no Youtube pelo vídeo que pretende colocar no texto.

goc14

goc15

Esperamos que tenham gostado deste tutorial e que ele tenha sido útil. Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.