O verão chegou! Mas e aí, está com o corpo e a mente em forma? Se sim, parabéns, pois esta não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, exige extensa reeducação, concentração e dedicação.

Agora, se você está preocupado com aquelas gordurinhas localizadas, calorias a mais em um lanche do fim de semana ou com o sedentarismo, não abandone seu computador! Isso mesmo, ao invés de fugir dele, utilize-o como uma ferramenta de apoio para que você controle melhor tudo o que está relacionado à sua saúde e, principalmente, ao seu peso!

Nós separamos os melhores programas para guiá-lo por esta árdua — mas recompensadora — jornada em busca de equilíbrio, saúde e de um belo corpo. Confira!

Corra! Divirta-se! Pratique!

Em busca do equilíbrio

Antes das atividades físicas

Algumas pessoas precisam de mais horas, outras se satisfazem com poucas, mas a realidade é que a grande maioria da população mundial deveria dormir ao menos 8 horas por dia para manterem seus corpos plenamente descansados e prontos para as atividades do dia a dia.

Se você conseguir equilibrar seu sono já estará pronto para seguir para a próxima etapa: uma alimentação eficiente e inteligente, adequada ao seu organismo.

Nenhuma dieta é ideal, afinal somos todos diferentes. Temos estaturas e composições variadas e consequentemente necessidades calóricas únicas para compensar os gastos com nosso cotidiano.

Cuide do seu coração!

Programas que podem ajudá-lo a encontrar o que é adequado para você são:

OK-Cal Weight Loss

Como dito, a idéia é equilíbrio e é justamente esta a proposta de OK-Cal Weight Loss, um programa que possibilita a criação de cardápios personalizados para cada pessoa. Você insere seus dados e recebe as proporções imediatamente.

A partir daí, pode escolher seus alimentos favoritos e montar seu próprio cardápio, dentro do limite estabelecido, claro.

Calculadora de IMC

Pra que ter o trabalho de fazer os cálculos quando você tem programas para isso? É só inserir sua altura e seu peso para que o seu índice de massa corporal apareça na tela. Ele serve como um indicativo de obesidade.

De quebra, você ainda ganha uma mini tabela com as calorias estimadas para diversos grupos de alimentos.

Apenas fique atento, pois o índice de massa corporal nem sempre é um indicador válido! Dependendo da composição corpórea e da espessura dos ossos, pode ser que uma pessoa esteja em forma mesmo com um IMC acima de 25. Exemplos disso são fisiculturistas de elite, que devido à enorme massa muscular têm pesos exorbitantes, mas nem por isso estão fora de forma.

Food File

Para quem realmente quer ir além, o ideal é um guia completo dos alimentos, com valores nutricionais, composições e valores calóricos, de modo que realmente sejam compreendidos os seus efeitos no organismo.

Food File traz para você todos estes dados e o melhor, conta com um banco de dados com mais de 7500 itens! Do pãozinho da tarde ao arroz e feijão, sempre ao seu alcance e a salvo na memória do seu computador.

Tem que dar duro pra ter um corpo perfeito!

Na hora do gás!

Monitorando seu desempenho e suas atividades

Depois de controlar a alimentação e iniciar seu programa de dietas, é hora de dar início às atividades físicas! Esportes de longa duração para que se adquira resistência respiratória, musculação para aumento de massa magra (músculos) e de força, não importa. Aqui você deve escolher qual acha mais agradável e compatível com os seus recursos e tempo.

Veja alguns programas que podem ajudá-lo a manter o pique!

Pilates Exercises

Para quem deseja uma atividade mais leve no começo, ou apenas os benefícios da concentração e dos alongamentos, uma ótima dica é Pilates. Este E-book explica os conceitos principais e ilustra alguns exercícios para que você vá treinando antes de buscar a academia. Em sua última página, ele ainda traz uma calculadora de índice de massa corporal.

O único problema é com as cores escolhidas para os fundos de páginas, realmente fortes e capazes de causar náuseas graças à movimentação constante. Fixe seus olhos no texto!

SportsTracker

Se você já realiza atividades constantemente ou esportes de quaisquer tipos, o programa ideal é o SportsTracker, uma espécie de calendário personalizado, que permite o acompanhamento preciso do seu progresso e a inserção de atividades realizadas, duração e distância percorrida.

Com estes dados colocados, ele fornece automaticamente a velocidade média do percurso e cria resumos de cada semana. Um ótimo organizador.

Musculação? Sim, e com muito gás!iStats Fitness

Quem busca o pacote completo para ficar sarado para o verão deve se contentar com o iStats Fitness, um mega portal online com exercícios, acompanhamento e muitas dicas para você entrar de cabeça em uma vida mais saudável!

O cadastro é inteiramente gratuito e leva apenas uns minutos. Depois de ter sua conta criada, você ganha acesso a planilhas e programas completos de musculação. Se não souber montar sua própria rotina, basta escolher uma das várias pré-montadas.

Para não desanimar, confira seu progresso semanal de pesos e repetições (você deve inseri-los, junto a seus dados de peso e altura). O site ainda oferece relatórios e gráficos completos. Agora só não malha quem não quer!

 

E enquanto você trabalha em um computador...

É claro que você não poderá apenas se dedicar à malhação 24 horas por dia. É preciso equilibrar estudo e trabalho com a dose adequada de atividade física. Sendo assim, no tempo que você passa sentado em frente à tela e ao teclado, é imprescindível que você obedeça a algumas regras de postura, de modo a não comprometer sua saúde.

Consulte este link para saber mais sobre as dicas de ergonomia e, caso sinta a necessidade, experimente programas como o Off4Fit, que atua como um personal trainer completo para os ambientes de trabalho, guiando-o por alongamentos e alertando-o para os horários em que é necessária a realização de certas pausas.

Não brinque! Fazer pausas é essencial.

Além de fazer as pausas, procure realizar alongamentos, não apenas para seus braços, mas sim para o corpo todo. Levante-se e dê alguns passos antes de retornar. Até sua memória funcionará melhor.

Se quiser tirar um momento para se divertir, aproveite e descubra qual a quantidade de calorias que você gasta sentado aí na sua cadeira com Desktop Counters!

Atividade adequada e orientada

É importante salientarmos que sempre deve ser buscada a ajuda e a orientação de um profissional, tal como um nutricionista ou ainda um cardiologista, antes do início de qualquer rotina de dietas ou de exercícios físicos, principalmente se você for sedentário.

Não desanimem! Sempre há tempo para entrar em forma e, mesmo que não seja visível durante os primeiros dias, o resultado acaba chegando. Basta ter um pouco de persistência que você chega lá!

Boa malhação (ou dietas) a todos!

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