Vênus ficará mais visível em setembro; veja como observá-lo

2 min de leitura
Imagem de: Vênus ficará mais visível em setembro; veja como observá-lo
Imagem: Getty Images

O planeta Vênus está de volta ao céu da manhã, após vários meses em conjunção inferior (alinhado entre a Terra e o Sol), ou seja, invisível a olho nu. Mas o seu retorno foi triunfal: na madrugada desta segunda-feira (11), o planeta esteve em conjunção com a fina Lua Minguante, iluminada a 12%, e pôde ser visto como um "farol" cerca de duas a três horas antes de o Sol aparecer.

A boa notícia é que o fenômeno, facilmente avistado a olho nu ou com binóculos, irá se repetir ao longo do mês de setembro, quando a chamada "estrela da manhã" poderá ser admirada em sua plenitude no final da madrugada. Ela estará em uma posição razoavelmente baixa em relação ao horizonte Leste, no sentido onde o Sol nasce.

Uma conjunção entre a Lua e Vênus significa que os dois objetos celestes estão aparecendo aparentemente próximos um do outro no céu porque observados na mesma região da esfera celeste. Vênus continuará a aparecer por volta das 4h30 da manhã, subindo cada mais, até atingir o seu ponto mais brilhante em 19 de setembro, quando terá uma magnitude de -4,8, o que é 23 vezes mais brilho do que Sirius, conhecida por ser a mais cintilante do céu.

Como observar o planeta Vênus?

Vênus em conjunção com a Lua Minguante em 11 de setembro de 2023.Vênus em conjunção com a Lua Minguante em 11 de setembro de 2023.Fonte:  SkySafari Pro 5 

Até o final de setembro, Vênus irá se tornando cada vez mais brilhante, mas irá diminuindo de tamanho. No início do mês, o planeta estava apenas 12% iluminado, mas no dia 26 de setembro esse número irá chegar a 36%. No entanto, como terá recuado 27 milhões de quilômetros da Terra, parecerá um terço menor do que era no começo do mês.

A noite de 14 para 15 de setembro marcará a virada da fase da lua, de minguante para nova, e é o melhor momento do mês para observar galáxias e aglomerados de estrelas, pois a Lua Cheia ofusca objetos mais fracos. Uma dica para você saber se está observando um planeta ou uma estrela é observar se o objeto pisca. Se não piscar, são planetas. No mês de setembro, mais dois estarão visíveis: Saturno e Júpiter.

Vênus estará visível a olho nu, mas um binóculo de 10x50 poderá proporcionar um campo de visão de 6-7º, que é típico de telescópios de alta ampliação, focando apenas em uma pequena porção do céu que inclui o planeta pesquisado. Na observação, Vênus aparecerá como amarelo pálido. Se você estiver usando um aplicativo astronômico, é só apontar o seu dispositivo para a parte do céu onde o objetivo estiver localizado, para identificá-lo.

Mantenha-se atualizado sobre os próximos eventos astronômicos aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite também para descobrir quais são os melhores apps para você sempre saber em que lua estamos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.